Setecidades Titulo Homenagem
Câmara entrega título de cidadã a religiosa do bairro Rudge Ramos

Mãe de santo umbandista, Mercedes faz serviços espirituais há 38 anos

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
15/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Os quase 40 anos dedicados à espiritualidade renderam ontem à mãe de santo umbandista Mercedes Soares, a Mãe Mercedes, o título de cidadã são-bernardense.

A homenagem à religiosa não foi realizada na Câmara, como geralmente ocorre em congratulações do tipo. A sacerdotisa recebeu a honraria no próprio templo onde atua há quase 15 anos, o Centro de Doutrina Umbandista Pai Oxalá e Pai Ogum, localizado no bairro Rudge Ramos.

Autor da homenagem, o vereador Estevão Camolesi (PPS) ressaltou a importância de reconhecer a atuação social da mãe de santo na cidade por meio de sua crença. “É notável o trabalho que Mãe Mercedes presta aos munícipes de São Bernardo com sua fé. Por isso, é necessário esse reconhecimento”, disse o parlamentar.

O deputado federal Alex Manente (PPS), presente na homenagem, destacou a atuação de Mercedes no combate ao preconceito e à intolerância religiosa. “Ela consegue agregar cada vez mais seguidores. É nosso dever, como homens públicos, reconhecer esse trabalho”, salientou o popular-socialista.

No templo, Mãe Mercedes realiza rituais sagrados da Umbanda e oferece cursos de formação de médiuns, segundo as crenças da religião de matriz africana. “Quando uma sacerdotisa recebe uma homenagem como essa, não é uma coisa individual. Por isso, me sinto honrada de representar a todos. Estou muito feliz”, comemorou a mãe de santo.

Cerca de 700 pessoas lotaram o templo umbandista para assistir à entrega do título, comemorado com festa. No Brasil, segundo o Censo 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os maiores grupos de seguidores da Umbanda e do Candomblé estão espalhados pela região Sul (0,6% da população) e Sudeste (0,4%). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;