D+ Titulo Adolescer
Mulheres que convivem podem menstruar juntas?
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
31/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
shutterstock


Shutterstock

Sim acontece, por incrível que pareça. E não é por acaso nem por coincidência. Estudos mostram que é possível que o ciclo menstrual (período entre menstruação e outra) seja na mesma época por causa dos feromônios, odores (não captados pelo olfato humano) exalados naturalmente pelo corpo e que podem alterar o funcionamento do organismo de outras pessoas.

"São substâncias químicas que evaporam e funcionam como mensageiros provocando respostas fisiológicas nas mulheres que convivem diariamente, independentemente da quantidade de horas", explica José Maria Soares Júnior, chefe do grupo da ginecologia da Infância e Adolescência da Unifesp.

Isso ocorre com quem tem o ciclo natural. No entanto, não é regra! Além disso, não acontece com quem usa anticoncepcionais. Essa substância não é comum só nos humanos. "Também é produzida pelos animais e capaz de influenciar o comportamento e funcionamento do organismo em bichos das mesmas espécies."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;