Turismo Titulo Gaúcho che!
Gramado festeja suas raízes
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
12/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Que o gaúcho ama por natureza suas tradições, não é novidade. Mas a partir do dia 19 até 5 de abril, esse amor às raízes alemãs e italianas tende a ficar ainda mais evidente por conta da tradicional Festa da Colônia de Gramado, na região serrana do Estado. Durante 19 dias, a Praça das Comunicações será tomada por aromas, sabores e músicas herdados dos primeiros imigrantes que colonizaram a região a partir do fim do século 19 e cujos descendentes mantêm os costumes até hoje na zona rural.

São eles que se deslocam do interior até o Centro de Gramado para animar a festa e vender queijos, vinhos artesanais, bolos, pães, cucas, geleias, licores e outros produtos coloniais típicos da região.

Desfiles de carretas ornamentadas com objetos utilizados no dia a dia do campo (todos os sábados, a partir das 16h), apresentações de bandinhas, espetáculos de dança e degustações de comida caseira completam a lista de atrações.

E diferentemente de outros eventos, que apenas imitam tradições já extintas no dia a dia dos colonos, lá as manifestações culturais são autênticas. De quebra, os gramadenses ainda divulgam seus produtos artesanais e incentivam o agroturismo na região.

Entre os pratos típicos, destaque para as massas do restaurante italiano Casa Nostra; para a batata com lingüiça, chucrute e carne de porco de panela da casa alemã Unser Haus; e para o famoso bolinho de batata que será serviço no espaço Bier Platz - regado a muito chope, é claro.

Ainda não está satisfeito? Então, complete a comilança com uma visita à Kaffeehaus, praça localizada no Centro da cidade onde será servido um café colonial embaixo de parreiras, com direito a muitas guloseimas da fazenda e danças típicas. Fornos de barro também serão montados no local para assar e comercializar pães e cucas.

Guias conduzirão os visitantes pelos principais pontos da festa, como a Casa do Colono, a feira de produtos, o culto ecumênico na Rua Coberta e a área especialmente preparada para a realização de jogos de carta e bocha.

"É uma bela festa, que mostra a harmonia e a exuberância das nossas tradições, tão importantes para o crescimento econômico e turístico do Rio Grande do Sul, onde está uma das maiores colônias de alemães e italianos do País", diz o presidente da festa, Noreh Michalski.

Fora de lá, a atração ficará por conta dos passeios de agroturismo a bordo do Princesinha, ônibus temático que leva o turista a um passeio pelas propriedades rurais, com visitas a parreirais, vinícolas e à fazenda onde o casal que inspirou o filme O Quatrilho morou e foi enterrado.

E para não perder o costume, o tour ainda conta com degustações de licores, grappas (cachaça feita do bagaço da uva), vinhos, geleias e pães feitos ali mesmo, na fazenda.

INFORMAÇÕES - Horário - A Festa da Colônia funcionará das 17h às 22h às segundas-feiras; das 10h às 22h às terças, quartas, quintas e domingos; e das 10h às 23h às sextas e sábados.

Telefone - (0xx54) 3286-3211.

Site - www.festadacoloniagramado.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;