Política Titulo Estadual e federal
PT de Diadema discute processo eleitoral dia 28
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
12/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Seminário do PT de Diadema no dia 28, ainda sem local e horário definidos, colocará na mesa de discussão os nomes do partido para a eleição de 2010. Sem ainda um nome de consenso para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, que por dois mandatos consecutivos pertenceu ao atual prefeito Mário Reali (PT), pelo menos o nome do candidato a deputado federal é unânime: o ex-chefe do Executivo José de Filippi Júnior (PT).

"O Filippi está preparadíssimo", afirmou o presidente do PT municipal e chefe de gabinete de Reali, Antonio Fidelis, que participou ontem, em São Bernardo, de seminário para discutir a crise econômica (veja informações no caderno Economia).

Até mesmo entre aqueles que disputam a vaga para deputado estadual há os que apoiam o nome do ex-prefeito. É o caso de Joel Fonseca Costa (PT), que disputou, sem sucesso, uma vaga de vereador na última eleição, mas atualmente faz parte do alto escalão de Reali. Presidente da Fundação Florestan Fernandes, Joel rasgou elogios a Filippi. "Prefeito por três vezes, tesoureiro da campanha do presidente Lula e com grande influência na região, com certeza é o nome, e inclusive tem potencial para ser ministro", afirmou.

DOBRADA - Ex-vice prefeito de Filippi nas duas últimas gestões, Joel disse que uma dobradinha novamente com o ex-chefe seria a "melhor coisa do mundo". Questionado se é pré-candidato a disputar uma cadeira na Assembleia, Joel não fez mistério. "O povo diz que eu sou, então posso ser", afirmou, ao acrescentar que existem vários outros nomes para serem discutidos internamente pela cúpula do PT.

Por fora, corre o atual presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), que afirmou ser "um dos postulantes" para deputado estadual do PT de Diadema.

Filippi, que declarou antes de deixar o mandato se dedicar à profissão de engenheiro civil, não foi localizado para comentar sobre o assunto.

Além de Joel e Maninho, outros nomes foram apontados por Fidelis para deputado estadual. Todos atuais vereadores: Irene dos Santos (que disputou a prévia com Mário Reali no processo de sucessão à Prefeitura) e José Antonio da Silva, o Zé Antonio.

O presidente do PT municipal, no entanto, praticamente descartou o nome do ex-vereador Marco Antonio Ernandez, o Marquinhos, hoje assessor especial na Secretaria de Defesa Social da administração Reali e ex-secretário de Governo de Filippi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;