Política Titulo Aliado
Enfim, Aidan contabiliza DEM na base
Por Matheus Adami
Especial para o Diário
12/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Agora é oficial. O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), garantiu ontem governabilidade na Câmara e, consequentemente, a aprovação de qualquer projeto de lei. Após três horas de reunião, ocorrida na manhã de ontem no gabinete do chefe do Executivo, democratas e administração bateram o martelo em torno do posicionamento de sustentação.

Participaram do encontro o prefeito, o presidente do DEM andreense, Raimundo Salles, o candidato a vice-prefeito derrotado nas últimas eleições Wilson Bianchi, os três vereadores democratas e o articulador político de Aidan no Legislativo, Beto Torrado. "Estava faltando só conversar mesmo. O Aidan nos recebeu muito bem. Ele prometeu para nós que irá analisar com todo amor e carinho os projetos que temos para a cidade", afirmou o líder da bancada Geraldo da Silva Souza, o Isqueiro.

O encontro foi fruto da insistência dos três vereadores democratas, que explicitaram na semana passada a insatisfação com Aidan por não terem sido chamados para uma conversa, diferentemente do que ocorrera com o PSB e outras siglas.

Raimundo Salles e os demais vereadores do DEM não foram encontrados para comentar o assunto.

PARCERIA - "Queremos e vamos lutar juntos pelo bem da cidade, bem diferente da posição adotada pelo PT nos últimos 12 anos", afirmou o prefeito Aidan, por meio de nota oficial.

A união não garantirá, segundo os democratas, cargos na administração, diferentemente do que teria sido prometido ao PSB em troca de apoio efetivo, segundo bastidores da Câmara. "Não fechamos secretaria nem diretorias. Basta o Aidan fazer o pacote de obras que o DEM quer", disse Isqueiro, referindo-se a obras como construção de campos de futebol e reurbanização de bairros como o Sítio dos Vianas.

APROVAÇÃO - Com o apoio político da bancada do DEM - a segunda maior bancada do Legislativo juntamente com o PSDB - o prefeito, enfim, conseguirá aprovar a reforma administrativa, já que Aidan contabiliza agora 15 votos (são necessários 14).

A votação da matéria segue emperrada devido aos pedidos dos vereadores do PT para estudar o projeto de lei antes do pleito.

Supervisão Juliana de Sordi Gattone

Partido já havia se colocado na oposição

A novela envolvendo o posicionamento do DEM em relação ao governo Aidan Ravin teve seu capítulo final na manhã de ontem, após meses em que a indefinição pairou sobre o assunto.

Desde o começo do mandato, governistas de Santo André afirmavam que o DEM fazia parte da base aliada ao prefeito Aidan Ravin (PTB). O articulador do prefeito na Câmara, Beto Torrado, chegou a declarar à imprensa que o governo já contabilizava os votos favoráveis do DEM, e que contava com a legenda "desde o primeiro dia de governo". Entretanto, o sim definitivo só foi ouvido agora pelo Paço.

A postura pessoal dos três vereadores democratas - Geraldo da Silva Souza, o Isqueiro, Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho e Evilásio Santana Santos, o Bahia - sempre foi de apoio à gestão Aidan, ao contrário do que pensava o presidente do diretório municipal do DEM e candidato à prefeitura derrotado nas eleições, Raimundo Salles. O líder da sigla sempre disse que "não colocaria a faca no pescoço dos vereadores" para fazer valer sua vontade.

Por outro lado, os parlamentares demonstravam, na semana passada, profunda insatisfação com Aidan, que não tinha, ainda, se reunido com o DEM em busca de apoio. Um encontro anterior entre o governo e o PSB enfureceu a bancada, que, sentindo-se preterida pelo Paço, adotou posicionamento provisório de oposição.

Com o DEM, o prefeito conta, agora, com 15 votos na Câmara. Sem o partido, a conta resultava em 12 votos, número insuficiente para aprovar projetos de lei que requerem dois terços de votos favoráveis, isto é, 14.

Supervisão Juliana de Sordi Gattone




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;