Economia Titulo
Importações de gás natural cresceram 81% em janeiro
Por
12/03/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Os gastos com importações de gás natural atingiram US$ 228,2 milhões em janeiro, com aumento de 81% em relação a janeiro do ano passado, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O forte aumento resultou não apenas de um maior volume adquirido este ano, com a média de 32 milhões de metros cúbicos diários, mas também de uma elevação dos preços. O acordo assinado pela Petrobras com a Bolívia prevê o reajuste trimestral no preço do combustível, acompanhando a oscilação do produto no mercado internacional.

O volume deste ano representou um acréscimo de 29,8% em relação ao contabilizado em janeiro de 2007.

O contrato entre o Brasil e a Bolívia prevê um volume de 30 milhões de m³ diários, mas no mês de janeiro o governo brasileiro fez um grande esforço para ampliar a oferta de gás natural para as usinas térmicas, visando a preservar os reservatórios das grandes hidrelétricas.

O gasoduto Bolívia-Brasil iniciou as operações no final dos anos 90 e os dados da ANP mostram que os dispêndios do País com a compra de gás natural aumentaram quase dez vezes nos últimos oito anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;