Setecidades Titulo São Caetano
Pagamento de Zona Azul
via SMS tem baixa adesão

Serviço pioneiro oferecido desde 2009 em São Caetano ainda
é desconhecido e alvo de desconfiança de muitos motoristas

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
15/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Apenas 1% dos pagamentos pelo uso das vagas de estacionamento rotativo é feito via SMS em São Caetano. A ampla maioria ainda compra os tradicionais talões de Zona Azul. O sistema via torpedo vigora desde setembro de 2009 na cidade - a única da região a oferecer o serviço -, mas muitos motoristas desconhecem a possibilidade ou têm receio de falhas e, por isso, recorrem à prática manual.

Enquanto são utilizadas 135.909 folhas de talão de Zona Azul por mês, somente 1.359 registros de uso das vagas são feitos via SMS.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana de São Caetano, Iliomar Darronqui, o usuário ainda precisa criar a cultura de utilizar o celular para registrar que o veículo está estacionado de forma regular. "É muito mais prático e rápido porque não se perde tempo procurando a atendente para comprar a folha de talão", comenta.

A maior parte das pessoas ouvidas pela equipe do Diário na manhã de ontem, na região central de São Caetano, informou desconhecer o serviço oferecido via celular. Uma delas é a dentista Tatiana Peres, 31, que utiliza o estacionamento rotativo pelo menos uma vez por semana. "É muito mais prático porque a gente tem dificuldade em localizar a atendente, além de perder tempo preenchendo a folha", observa.
Para o contador Daniel Emeri, 36, a facilidade deveria ser mais divulgada. "Achava que nem existia mais este serviço porque fique sabendo há muito tempo por meio de um panfleto."

O cozinheiro Gean Santos, 31, foi um dos que se interessaram pelo programa. "A agência bancária onde trabalho é na Avenida Goiás e lá é muito difícil encontrar talão de Zona Azul", revela.
São Caetano tem 2.733 vagas de estacionamento rotativo, a custo de R$ 2 a hora, espalhadas pela região central e centros comerciais, administradas pela Concessionária CelloAuto.

Sistema exige cadastro e cobra a cada 30 dias

Utilizar o celular para pagar o estacionamento rotativo requer cadastro no site www.celloauto.com.br. É preciso informar, além dos dados pessoais, o número do celular que deverá ter os valores debitados, a placa do veículo e a forma de pagamento - boleto bancário, débito em conta ou cartão de crédito. Depois disso, o cliente receberá adesivo, que deverá ser colado no veículo. Isso evita que os fiscais apliquem multa ao verificar a ausência do talão. Assim que parar em vaga de Zona Azul, o motorista deve enviar o torpedo para central, e realiza o mesmo procedimento quando sair dela. A cobrança é feita a cada 30 dias.

DIADEMA

O sistema de estacionamento rotativo eletrônico no Centro de Diadema começou a funcionar no dia 10 de agosto. A medida, que ampliou em 400 o número de vagas disponíveis também previa inclusão do serviço via SMS a partir de setembro, o que não ocorreu.

De acordo com a Prefeitura, está sendo respeitado período de adaptação com o sistema eletrônico para depois incluir a novidade, que ainda não tem prazo para sair do papel.

Em Diadema, além dos parquímetros, que permitem fracionar o tempo que o veículo permanecerá na vaga - o período de meia hora custa R$ 0,75 - é possível utilizar cartões magnéticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;