Memória Titulo
A festa dos bancários, 50 anos depois...

Para celebrar 50 anos de fundação, o Sindicato dos Bancários do ABC lança esta semana uma revista comemorativa...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Para celebrar 50 anos de fundação, o Sindicato dos Bancários do ABC lança esta semana uma revista comemorativa, uma música especial e um vídeo com a sua história. Será uma festa no Tênis Clube de Santo André, quinta-feira, a partir das 19h. Entre os convidados estarão aqueles que ajudaram a construir a história dos bancários no Grande ABC, do primeiro presidente - Lincoln dos Santos Grillo, do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, que mais tarde se tornaria vereador, deputado e prefeito de Santo André - à presidenta atual, Maria Rita Serrano.

Revista, música e vídeo têm dupla finalidade: resgatar a história do sindicato e apontar os desafios do novo milênio. A música será apresentada durante show da cantora Márcia Cherubin, que animará a festa.

LINHA DO TEMPO

4/3/1959 - Nasce o Sindicato dos Bancários do ABC, como associação.

10/10/1959 - A associação é oficializada como sindicato.

Osmar Marquezini - É o presidente que permanece por mais tempo à frente do sindicato: 14 anos consecutivos.

Final da década de 1970 - Surge a oposição bancária.

1994 - A oposição vence as eleições e assume a direção do sindicato.

2009 - São 7.000 bancários na base, 75% dos quais sindicalizados. O índice é bastante superior à média nacional (20%).

ANO 1950 - O projeto do cinquentenário levou em conta que o bancário deve se apropriar de sua entidade. "E para isso é preciso conhecer a própria história", afirma a presidenta Maria Rita.

Maria Rita é bancária da Caixa Econômica Federal. Formou-se em Estudos Sociais e História e é mestre na área de Administração. Sua militância tem origem nos grupos de jovens ligados à Igreja Católica - ainda adolescente, atuava no MUC (Mocidade Unida Cristã), na Vila Linda, em Santo André. Trabalhou em indústrias químicas e metalúrgicas. É autora do livro O desenvolvimento socioeconômico de Rio Grande da Serra (2007), em que aborda a cidade onde foi vice-prefeita e secretária da área social.

BIBLIOGRAFIA

Revista e vídeo com a história do Sindicato dos Bancários do ABC serão distribuídos aos bancários sindicalizados, bibliotecas, universidades e museus. Informações: 4993-8299.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

1857 - Ibiúna.

1859 - Cabreúva e Indaiatuba.

1871 - Araras, Mococa e Monte-mor.

 HOJE

Dia Mundial do Combate à Tuberculose.

 SANTOS DO DIA

Adelmar, Catarina da Suécia, Diogo José de Cádiz e Oscar Gadamez.

10º CONGRESSO DE HISTÓRIA

Amanhã, às 10h, a primeira reunião pró-realização, este ano, em São Caetano, do 10º Congresso de História do Grande ABC. Local: Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 5, Santo André. Outras informações: 4223-4780. Encontro é aberto a todos os interessados.

PREFEITO SAMPAIO

A leitora Vera Rodrigues lembra que domingo foi o aniversário do ex-prefeito de Santo André. José Silveira Sampaio governou Santo André entre 1961 e 1963, por ocasião do afastamento do prefeito Oswaldo Gimenez. Sampaio nasceu em Rio Claro em 22 de março de 1922. Em Santo André foi também vice-prefeito (1960-61) e elegeu-se deputado estadual (legislaturas 1963-67; 1975-79; 1979-1983).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 24 de março de 1979

Primeira Página - Intervenção nos sindicatos dos metalúrgicos.

EM 24 DE MARÇO DE...

1929 - São Caetano Esporte Clube sagra-se campeão do Interior ao vencer o Botafogo, de Ribeirão Preto. O título refere-se ao campeonato de 1928. O jogo foi disputado na capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;