Memória Titulo
O Caminho do Mar em 1917

Lá foram os participantes do 1º Congresso Paulista de Estradas de Rodagem pelo Caminho do Mar

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/06/2009 | 00:00
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Lá foram os participantes do 1º Congresso Paulista de Estradas de Rodagem pelo Caminho do Mar. Depois de cruzar os bairros paulistanos do Ipiranga e Sacomã, o Bairro dos Meninos (Rudge Ramos), a Vila de São Bernardo e a Vila do Rio Grande (Riacho Grande), eles iniciam a descida da serra e chegam à Curva da Morte.
Era 6 de junho de 1917. Na curva mais acentuada do Caminho do Mar é tirada uma fotografia. Ao fundo, o mar se aproximando da raiz da serra.

Tempos depois, o artista plástico Oscar Pereira da Silva passa para a tela as imagens da fotografia, criando verdadeira obra-prima, cuja cópia está exposta na biblioteca do Sinicesp (Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo), em São Paulo.

Quem fala da tela é o jornalista e escritor Guido Fidelis:

1 - A tela original se encontra exposta na Superintendência do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Estado de São Paulo.

2 - Durante a realização do congresso de 1917 foram adotadas diversas ações de grande alcance para o setor rodoviário. Entre as recomendações aprovadas, teve destaque a criação da Associação Permanente de Estradas de Rodagem, instalada durante o último dia do encontro.

3 - A primeira diretoria da associação foi constituída por personalidades que se destacaram na história das estradas paulistas: Washington Luis (presidente), Antonio Prado Junior (tesoureiro) e Ataliba Nobre (secretário).

O AUTOR
O pintor Oscar Pereira da Silva (Rio de Janeiro 1867 - São Paulo 1939) foi o fundador do Núcleo Artístico, em São Paulo, que deu origem à Escola de Belas Artes, da qual foi professor. Na Capital, tem três murais no Teatro Municipal e painéis nas igrejas de Santa Cecília e da Consolação.

NEWS SELLER
Domingo, 28 de junho de 1959 - nº 60

Manchete - Possível greve geral em Santo André. O jornalista Heber Monteiro informa que os trabalhadores da Fiação e Tecelagem Santo André estão parados há 70 dias.

DIÁRIO DO GRANDE ABC
Domingo, 28 de junho de 1979

Manchete - Projeto de anistia do governo exclui atos de terrorismo

Santo André - Falta d'água atinge Vila Scarpelli, Jardim Bom Pastor e Vila Palmares.

São Bernardo - Prevista para abril de 1980 a inauguração do Centro Comercial, entre as avenidas Pereira Barreto e Senador Vergueiro.

Ribeirão Pires - Projeto de reforma do funcionalismo apresentado pelo prefeito Luiz Carlos Grecco é criticado na Câmara Municipal.

Paranapiacaba - Fim de semana terá festa junina na Avenida Fox (a rua da padaria).

Editorial - Política domina funcionamento dos CEARs (Santo André)

Polícia - Ladrões atacam casais com armas de brinquedo em Santo André.

EM 28 DE JUNHO DE...
1969 - Advogado Nevino Antonio Rocco assume o Rotary Clube de São Bernardo. Sucede ao também advogado Flávio Enio Rossi.

MUNICÍPIO PAULISTA
Regente Feijó, criado em 28 de junho de 1935, quando ocorre seu desmembramento de Presidente Prudente. O nome homenageia o sacerdote Diogo Antonio Feijó (1784-1843), que foi regente do Império.

Imagens preservadas, 40 anos depois...

Ao cruzar pelos arredores de São Bernardo em 1917, os rodoviários excursionistas não tinham como imaginar que, algumas décadas depois, a velha Borda do Campo se transformaria na capital brasileira de automóveis, abrigando multinacionais como a Mercedes-Benz.

Na década de 1960, um outro grupo de paulistas, altos funcionários da Scania-Vabis do Brasil, visitou a Mercedes-Benz, em São Bernardo, empresa fundada em 1956. E foram fotografados no saguão da empresa. Como cenário, um painel artístico na parede e uma gigantesca estátua de São Cristóvão.

Quarenta anos depois, a estátua de São Cristóvão é mantida no mesmo saguão pela Mercedes. O velho painel foi substituído por quadros modernos. E ao acervo histórico da empresa incorporou-se uma imagem de Santa Clara, localizada no oitavo andar do prédio central da Mercedes-Benz, em Vila Paulicéia.

Santa Clara é considerada a padroeira dos fundidores. A imagem foi mantida por muitos anos na Sofunge (Sociedade Técnica de Fundições Gerais), com fábrica na Vila Anastácio, em São Paulo. Com a liquidação da Sofunge, em 1996, a imagem de Santa Clara veio para São Bernardo, e para a Mercedes-Benz, que a preserva.




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