Economia Titulo
China anuncia política econômica prudente para 2005
Por Da AFP
02/12/2004 | 07:52
Compartilhar notícia


A cúpula do PCC (Partido Comunista Chinês) decidiu implementar em 2005 uma política econômica prudente, que controle os investimentos e privilegie o desenvolvimento rural, informa a imprensa chinesa nesta quinta-feira.

O gabinete político do PCC se reuniu na quarta-feira e proclamou o final do programa de apoio ao crescimento implementado durante sete anos, afirmaram analistas citados pela agência de notícias Nova China.

Esta política, que consistia, por exemplo, em estimular a economia através de grandes obras públicas, permitiu que a China não desvalorizasse o iuane após a crise financeira de 1997.

Porém, sua continuidade poderia resultar na multiplicação de projetos pouco rentáveis. Os 24 dirigentes do PCC decidiram prosseguir com a política de macrocontrole e ajuste estrutural iniciada em 2004 para lutar contra um nível muito elevado de investimento, que ameaçava provocar um reaquecimento da economia ou a formação de uma bolha especulativa em alguns setores.

Em um contexto no qual os rendimentos da população rural começou a aumentar de maneira menos intensa que os da população urbana e no qual a produção de cereais registrou queda de 1998 a 2003, a economia rural "será desenvolvida para inverter estas duas tendências".

Os dirigentes chineses desejam aprofundar as reformas e "ajustar a estrutura econômica em função da situação no mercado nacional e internacional para reforçar um núcleo competitivo", numa referência ao surgimento de grandes grupos chineses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;