Setecidades Titulo
Placa e radar escondidos distraem motoristas
Por Dé Oliveira
Especial para o Diário
24/12/2004 | 10:30
Compartilhar notícia


Dificuldade em visualizar a sinalização e ser flagrado, por falta de informação, pela lombada eletrônica na altura do número 1.200 da avenida Doutor Rudge Ramos, em São Bernardo, tem sido motivo de constantes reclamações de motoristas. No trecho fica instalado radar e a velocidade máxima permitida é de 40 Km/h. Porém, a placa que indica o limite não pode ser vista facilmente por aqueles que trafegam pela via que, em toda extensão, tem velocidade máxima de 60 Km/h.

A principal queixa se refere à sinalização da avenida. A  cerca de 200 m da lombada eletrônica foi instalada uma placa que informa ao motorista que o limite de velocidade naquele trecho é de 40 Km/h. No entanto, a via é margeada por árvores, que escondem a placa de sinalização.

Uma das “vítimas” foi o jornalista Isaias Dalli, 38 anos, que recebeu multa de R$ 574 por ter ultrapassado a velocidade máxima da avenida Doutor Rudge Ramos em mais de 20%. “Depois que fui notificado pelo Departamento de Trânsito voltei lá para ver onde é que estava a placa de sinalização da via”, reclama Dalli, que entrou com recurso na Jari (Junta de Apuração de Recursos Infacionais) do município.

Ele alega que trafegava pela via em baixa velocidade – 55 Km/h – se considerado o limite de toda a avenida. Em toda extensão da avenida Doutor Rudge Ramos, o limite é de 60 Km/h, com exceção daquele trecho, próximo à Uniban (Universidade Bandeirantes).

Pela infração, Dalli recebeu sete pontos em sua carteira de habilitação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quem atingir 20 pontos em um ano pode ter a carteira de habilitação suspensa por um período que varia de um a 12 meses.

Comerciantes do local confirmam que motoristas que seguem sentido São Paulo são multados com freqüência. No sentido contrário, os veículos sempre reduzem a velocidade, pois a sinalização é visível.

Antonio Azarias Pinheiro, 43 anos, proprietário de um bar em frente à Uniban, diz que diariamente presencia carros acima do limite de velocidade no trecho. Ele diz que alguns sequer percebem que cometeram a infração. “Concordo que o radar permaneça instalado, mas a sinalização deve ficar visível.”

Funcionários de dois postos de gasolina na região confirmaram que constantemente ouvem queixas de motoristas que não conhecem a área e param o carro para abastecer. A maioria diz que se tivessem visto a sinalização não teriam sido multados.

Limite –  A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Bernardo informou que o Departamento de São Bernardo deve fazer uma vistoria na avenida para identificar se a existência de árvores ao longo da via realmente atrapalham a visão dos motoristas que trafegam sentido São Paulo. Caso a sinalização esteja encoberta pelas árvores, o departamento vai estudar que procedimentos poderão ser adotados para deixar visível aos motoristas os limites de velocidade da avenida.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;