Cultura & Lazer Titulo
'Celular' fracassa como cinema de tensão
Por Do Diário do Grande ABC
12/11/2004 | 12:15
Compartilhar notícia


Kim Basinger, esse monumento da louridão, assume as rugas (e que rugas!) em Celular – Um Grito de Socorro, suspense que estréia nesta sexta em cinco salas do Grande ABC. O longa de David R. Ellis se sustenta nisso e em não muito mais. Ou nem isso, porque a presença de Kim chega a ser obstáculo para o projeto de cinema de tensão do diretor.

Explica-se: a loura é uma estrela e, como tal, sua contratação deve ser justificada pela presença maciça na tela, o que dificulta a pretensão de Ellis em fazer um thriller motivado por intenso suspense, um clima construído a partir da dúvida, uma tensão baseada na incerteza.

Desse mal Ryan (Chris Evans) não morre. Em guerra com a namorada e bon vivant, o personagem atende o celular inadvertidamente. Do outro lado da linha, uma dona de casa que diz ter sido seqüestrada. Do cativeiro, pede para que Ryan a ajude, chame a polícia e tente proteger seu filho, outro alvo dos bandidos.

A tal mulher é Jessica (Kim) e o espectador, ante a estrepada confecção de climas pelo diretor, sabe de antemão que tudo o que diz é a mais pura verdade. Configura-se aí o primeiro e mais perigoso atentado narrativo para Celular, cuja estrutura depende das incertezas que o momento inicial já desfaz. Ellis é como o pastor de ovelhas da fábula, aquele em que ninguém mais confia depois de ter fingido duas ou três visitas do lobo ao seu rebanho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;