Economia Titulo
Greenspan adverte sobre perigos de protecionismo
Do Diário do Grande ABC
03/06/1999 | 11:55
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Alan Greenspan, advertiu sobre os perigos crescentes do protecionismo no comércio internacional e nao mencionou nada sobre a inflaçao, tema muito esperado pelos oposicionistas. Em discurso feito durante a noite para centenas de empresários, Greenspan atacou aos opositores ao livre comércio e também a política comercial do presidente Bill Clinton.

O silêncio que foi gerado em torno da inflaçao acalmou as bolsas, que temiam aumento nas taxas de juros na reuniao da junta do governo este mês. Há duas semanas atrás, a junta do governo advertiu os mercados financeiros do país que elevaria a taxa de juros se continuassem os indícios de inflaçao.

Greenspan destacou em seu discurso de quarta-feira o comércio e reafirmou uma advertência feita em abril de que a economia nacional se veria prejudicada se fossem criados novas e maiores barreiras alfandegárias. ``Me preocupa o recente e evidente enfraquecimento do respaldo ao livre neste país. Se congelarmos em sua posiçao atual o progresso competitivo, certamente frearemos o crescimento geral da economia'.

Nos últimos 12 meses, os organismos gerais vem derrotando as questoes para re-autorizar as negociaçoes para acordos de livre comércio, alegando que todos que se escrevem devem mencionar as proteçoes contra a mao-de-obra infantil e as condiçoes perigosas de trabalho.

Greenspan também atacou a política comercial do presidente Bill Clinton, por considerar que sao excessivamente combatidas e preocupadas demasiadamente com a criaçao de fontes de trabalho. ``Nós tratamos de promover o livre comércio com base na promessa equivocada de criar fontes de trabalho. A razao principal seria porque ele elevaria os níveis de vida através dos efeitos da competiçao sobre a produtividade'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;