Setecidades Titulo
‘Pererecas do ABC’ desapareceram do mapa
Por João Guimarães
Especial para o Diário
06/06/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


Um mapeamento dos animais brasileiros em perigo de extinção realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou um fato que até então poucos conheciam: a perereca do ABC está extinta.

O anfíbio encontrado na região de Paranapiacaba foi catalogado como extinto pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em 2003, mas só o estudo publicado em 1º de junho trouxe o assuntou à tona.

A subprefeitura de Santo André também viu a notícia com surpresa. Segundo a gerente de recursos naturais da região, Ruth Cristina Ferreira, a única e última aparição da perereca que se tem registro foi em 1923. “Nem nós a tínhamos catalogada”, diz. Para ela, a causa mais provável do desaparecimento foi a poluição vinda da cidade de Cubatão.

Para a autora do estudo, Lícia Leone Couto, é muito difícil dizer a data exata em que o animal sumiu baseando-se apenas em dados. “Passa muito tempo entre uma lista de animais e outra. Ela pode ter existido durante este tempo, mas ninguém a estudou”, afirma. “Só mesmo os pesquisadores que a declararam extinta para afirmar com certeza quando ela desapareceu”, diz.

O Ibama , em greve, não foi localizado para comentar o assunto.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;