Política Titulo
Saudosismo marca abertura do 4º Congresso no ABC
Por Do Diário do Grande ABC
27/06/2003 | 00:29
Compartilhar notícia


O saudosismo marcou a abertura do 4º Congresso do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, quinta-feira à noite, em São Bernardo. O primeiro a recordar os tempos de glória vividos por vários personagens que passaram pela entidade foi o atual presidente, Feijó. "Nunca imaginei que um dia estaria aqui como presidente do sindicato e fosse receber o companheiro Lula como presidente da República", afirmou.

Ao analisar o resultado das lutas dos metalúrgicos do ABC, o presidente declarou que o Sindicato foi a "mola precursora das mudanças que aconteceram no Brasil". "Ninguém dava importância aos trabalhadores, que eram considerados coadjuvantes e, no máximo, iam para comícios para bater palmas. Nós chegamos aqui e fico orgulhoso de voltar e ver tantos companheiros que chegaram antes de mim", disse.

O ex-presidente do Sindicato e recém-empossado presidente da CUT, Luiz Marinho, também ressaltou a importância do Sindicato na história político-sindical brasileira. "Nascemos aqui, questionando a estrutura sindical. Agora, aproveitem este momento ou perderemos a única oportunidade real de mudar a estrutura sindical arcaica do nosso país", afirmou o sindicalista, ao se referir aos 30 dias de congresso que os metalúrgicos da região terão para discutir mudanças no sindicalismo da categoria.

Um vídeo, com imagens das greves de 1979 lideradas por Lula e declarações de ex-presidentes do sindicato, transmitido num telão também fez todos os presentes se emocionarem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;