Nacional Titulo
Governo proíbe venda de aparelhos de ginástica passiva
Do Diário OnLine
Com Agências
06/09/2002 | 09:17
Compartilhar notícia


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e a publicidade de 12 aparelhos de ginástica passiva, porque os produtos não têm registro no Ministério da Saúde.

Os aparelhos, em geral comercializados por televendas, contraem os músculos por meio de descargas elétricas, sem que a pessoa precise se esforçar. As propagandas de venda desses produtos são geralmente associadas à boa forma de artistas e esportistas. Elas mostram resultados rápidos para emagrecimento, modelagem do corpo e mudanças estéticas atribuídos aos eletroestimuladores. No entanto, a capacidade desses produtos é comprovada somente para massagens e enrijecimento muscular.

A Anvisa recebeu o relato de um consumidor brasileiro que sofreu queimaduras ao utilizar um desses aparelhos. Por conta disso, a Agência decidiu mudar as regras para a liberação de massageadores elétricos. As empresas deverão comprovar que o aparelho é seguro (não provoca choques ou queimaduras) e eficaz (sem falsas promessas de efeitos estético).

A multa para quem vender os produtos proibidos de serem comercializados varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Confira os aparelhos que foram proibidos:

AB Tronic Gel Condutor
AB Force
AB Gymnic com Gel Braspart
AB Toner
AB Tronic Wonder Sim Shorts
Elysée Belt Plus 8 Pads
Fast ABS
AB Tronic Pro
Gel Condutor Polishop
Gel Condutor Connection Line
Body Building Belt
Energym M

As informações são da Agência Saúde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;