Internacional Titulo
Morre no Japão o inventor do macarrão instantâneo
Por Da AFP
06/01/2007 | 10:38
Compartilhar notícia


O Japão presta homenagem neste sábado ao inventor do macarrão instantâneo, Momofuku Ando, que morreu na sexta-feira aos 96 anos, após ter conhecido a consagração mundial de seu produto, que é consumido até em missões espaciais.

Apelidado de "rei dos macarrões", Momofuku Ando morreu em decorrência de uma crise cardíaca, de acordo com sua empresa de agroalimentos Nissin Food, fundada por ele em 1948, num Japão devastado pela guerra.

Dez anos depois (1958), a empresa lançou então o macarrão instantâneo, popularmente conhecido no Brasil como "nissin miojo".

"A paz está garantida quando não se está com fome", dizia Momofuku Ando, nascido em Taiwan em 1910, durante a ocupação japonesa. Antes de entrar para o setor de agroalimentos, ele trabalhou na indústria de confecção em Taipei e depois em Osaka (oeste do Japão).

Em sua biografia, conta como surgiu sua necessidade de produzir alimentos de baixo custo e de fácil preparo depois de ter visto uma longa fila de pessoas famintas diante de uma vitrine clandestina de sopas de fios de massa após a guerra.

O grupo Nissin Food, número um do mercado de macarrão, vende 10 bilhões de pacotes do alimento por ano em dez países.

A invenção genial de Momofuku Ando ganhou consagração universal quando chegou ao espaço para alimentar o astronauta japonês Soichi Noguchi, a bordo do Discovery, no ano de 2005.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;