Internacional Titulo
Primeiro astronauta brasileiro partirá quarta à noite rumo ao espaço
Por Da AFP
28/03/2006 | 09:53
Compartilhar notícia


O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, decolará na noite de quarta-feira (horário de Brasília) a bordo de uma nave espacial russa Soyouz para uma aventura espacial de dez dias, acompanhado por um americano e um russo.

Marcos Pontes, Pavel Vinogradov e Jeffrey Williams partirão do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 23h30 de quarta-feira. Dois dias depois, a Soyouz se acoplará à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), o único complexo orbital construído depois do fim das operações da estação Mir, em 2001.

"Estamos encantados de poder contribuir com a missão do primeiro cosmonauta brasileiro, que sem dúvida alguma se converterá em um herói nacional no Brasil. Marcos Pontes permitirá que o seu país entre para o clube das potências espaciais", declarou o porta-voz da Agência Espacial Russa (Roskosmos), Viacheslav Davidenko.

Marcos Pontes, um oficial da Força Aérea Brasileira de 43 anos, vem se preparando desde outubro de 2005 na Cidade das Estrelas, próxima a Moscou.

Na Rússia estudou as particularidades das naves russas Soyouz, depois de ter treinado desde 1998 no centro espacial americano Johnson de Houston, no Texas.

Durante a sua missão, Pontes ficará encarregado de nove experiências científicas, médicas e biológicas, principalmente relacionadas a nanotecnologias. Também se dedicará à observação do território brasileiro do espaço.

Antes de partir para Baikonur, o brasileiro reconheceu que teve "algumas dificuldades" com a língua e o clima severo da Rússia. O astronauta teve de fazer grandes esforços para participar de um "treinamento de sobrevivência" em uma selva russa, com temperaturas de aproximadamente -30º C.

"Nunca vi ninguém que trabalhasse tão intensamente (durante o treinamento) como Marcos. Trabalhava inclusive durante as pausas para o almoço, estudando russo", afirmou Williams.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;