Economia Titulo
FMI reduz previsão de crescimento econômico em 2005
Da AFP
22/11/2004 | 15:17
Compartilhar notícia


O FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu a previsão de crescimento mundial devido aos altos preços do petróleo e ao déficit orçamentário dos Estados Unidos, declarou nesta segunda-feira o diretor-gerente do Fundo, Rodrigo Rato.

A projeção foi revista, "mas, por ora, não a situamos abaixo dos 4%", indicou Rato, que neste fim de semana se reuniu com ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G-20 em Berlim.

Compareceram à reunião os sete países mais ricos do mundo (Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França, Grã Bretanha, Itália e Japão), assim como Rússia e outros 12 países emergentes, entre eles Brasil, China, Índia e México (Argentina não participou do evento).

Para sustentar o crescimento, o diretor-gerente do FMI exortou alguns países europeus, especialmente a Alemanha, a fortalecerem a flexibilidade do mercado de trabalho e a competitividade das empresas nos mercados externos, além de reformarem os serviços públicos.

Os países membros do grupo se cumprimentaram pelos "numerosos países que introduziram reformas estruturais com o objetivo de promover crescimento sustentável e estabilidade financeira". Entretanto, o G-20 destacou que "os riscos de redução do crescimento econômico aumentaram devido à volatilidade dos preços do petróleo, aos persistentes desequilíbrios externos e a preocupações geopolíticas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;