Internacional Titulo
Advogado de Pinochet diz que julgamento na Espanha 'aumentará o ódio'
Do Diário do Grande ABC
24/10/1999 | 17:00
Compartilhar notícia


O advogado chileno Fernando Barros, um dos defensores do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, disse em uma entrevista publicada este domingo no jornal El Mercurio que ``o único que se conseguirá com um julgamento de Pinochet na Espanha será mais ódio'.

O advogado mostrou-se convencido de que por razoes de saúde nao existem possibilidades de que Pinochet volte ao país em breve. Barros formou em Londres o ``Movimento pela Reconciliaçao', que organizou o encontro de conservadores em Blackpool, onde interveio a ex-primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, que na ocasiao agradeceu o apoio de Pinochet à causa britânica mas ilhas Malvinas.

Consultado se, no caso de libertado, Pinochet deva ser julgado no Chile, Barros disse: ``Minha visao - disse - é que há um preconceito daqueles que o acusam de nao estarem dispostos a aceitar um resultado que nao o considere culpado. Isto é tao reprovável, como podem ter sido os julgamentos sumários em tempos de guerra que terminaram com o fuzilamento'.

Caso Pinochet volte para o Chile, deve responder a 47 processos, o último deles apresentado na quinta-feira passada por parentes do ex-vice-secretário Arsenio Poupin, detido durante o golpe militar de 11 de setembro de 1973, enviado ao Regimento Tacna e desaparecido desde entao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;