Economia Titulo
Pesquisa mostra aumento nas vendas da indústria
Por Do Diário do Grande ABC
16/11/1999 | 12:19
Compartilhar notícia


O volume de vendas e horas trabalhadas na indústria brasileira, no mês de setembro, registraram crescimento de 1,06% e 1,29%, respectivamente, de acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, elaborada pela Confederaçao Nacional da Indústria.

De acordo com o documento divulgado nesta terça, a expansao das vendas do setor industrial brasileiro no mês de setembro foi considerada especialmente importante, porque ocorreu sobre o resultado do mês de agosto, que já havia registrado um crescimento de 3,48%. Na comparaçao com o mesmo período do ano passado, as vendas reais cresceram 2 40%; esse já é o segundo aumento consecutivo nesse tipo de comparaçao. No acumulado do ano, a queda nas vendas reais foi reduzida para 1,48%.

Segundo a pesquisa da CNI, no mês de setembro houve um aumento de 0,05% no número de empregos na indústria brasileira, em comparaçao com o mês de agosto. Mas quando retirados os fatores sazonais próprios do mês, o resultado do indicador nacional de emprego registra uma queda de 0,06% na industria brasileira.

A massa salarial paga pela indústria de transformaçao, em setembro, aumentou 0,27% em relaçao a agosto. De acordo com a pesquisa da CNI, essa pequena expansao da massa salarial real está relacionada com o aumento do emprego no setor já que o número de horas trabalhadas é inferior ao de agosto, em virtude do menor número de dias úteis, em setembro.

Apesar do crescimento de 0,27%, o total dos salários líquidos em setembro foi 8,85% menor do que no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, a massa salarial acumula uma queda de 9,66%, em relaçao ao mesmo período de 98.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;