Setecidades Titulo Trânsito
Lauro Gomes é o paraíso
das conversões proibidas

Sem fiscalização, avenida registra uma manobra arriscada por
minuto; motoristas realizam conversões para cortar caminho

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
16/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Conversões proibidas colocam em risco quem passa pela Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo. Em dois pontos, no início da via, motoristas fazem manobras irregulares para cortar caminho para Santo André ou buscar rota alternativa em direção à Avenida Senador Vergueiro.

A equipe do Diário esteve na via na manhã de ontem e, em meia hora de observação, verificou que as irregularidades são cometidas, em média, por um motorista a cada minuto. Durante todo o período, não foram vistos agentes da Prefeitura para inibir as infrações.

Um dos pontos onde a conversão proibida é feita fica no início da via, próximo ao cruzamento com a Avenida Pereira Barreto. Lá, a Prefeitura de Santo André construiu pontilhão para ligar os dois lados da Lauro Gomes, um em cada município. A passagem ainda não foi inaugurada, e, por isso, tem barreiras de concreto nas extremidades. Os obstáculos, no entanto, não impedem o tráfego. Motoristas utilizam o canteiro central da ponte, que funcionará como calçada, como meio de acessar a ponte.

A manobra é arriscada, principalmente quando feita por motoristas que trafegam pela Lauro Gomes em direção à Pereira Barreto. Como a passagem clandestina é estreita, os veículos reduzem a velocidade de forma brusca, provocando risco de colisões traseiras e laterais. Não há semáforos no local.

A maioria dos condutores que realizam a manobra proibida tem como destino o Jardim Bom Pastor, na divisa com São Bernardo. Sem o pontilhão, o trajeto para o bairro é mais longo. O acesso pode ser feito pelas avenidas Pereira Barreto ou Atlântica.

Outro ponto onde são realizadas conversões proibidas é no acesso à Rua José Setti, que faz ligação com a Avenida Senador Vergueiro. Motoristas que seguem no sentido Rudge Ramos da Lauro Gomes passam sobre os tachões, invadem a pista contrária e chegam ao acesso. A manobra também oferece risco de colisões.

A Prefeitura de São Bernardo não se pronunciou sobre a passagem irregular à ponte. A administração justificou que a responsabilidade de Santo André. O local dos flagrantes, no entanto, é em São Bernardo.

Em relação ao acesso à Rua José Setti, a administração diz que tem conhecimento das irregularidades e que os pontos são fiscalizados por agentes de trânsito. O Executivo diz que fará estudos para implantar melhorias no fluxo.

A inauguração dos 800 metros da Lauro Gomes em Santo André já teve o prazo adiado três vezes. Para entregar a via, a Prefeitura aguarda que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) faça adequações no Corredor ABD. A empresa afirmou que os serviços devem ser encerrados na próxima semana. O prazo inicial da Prefeitura era de inaugurar a via em dezembro. As obras tiveram início em maio do ano passado. O trecho liga a Pereira Barreto à Rua Urupema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;