Economia Titulo
Holderbank tenta comprar Cimpor de Portugal
Por Do Diário do Grande ABC
16/06/2000 | 12:10
Compartilhar notícia


A empresa Holderbank, da Suíça, se aliou à empresa portuguesa Secil para tentar comprar por US$ 3,8 bilhoes o grupo Cimpor, o maior fabricante de cimento de Portugal, informa nesta sexta-feira o jornal britânico Financial Times. O objetivo da Holderbank é o de reforçar a sua liderança mundial no setor.

Segundo os termos do acordo com a Secil, o grupo suíço vai adquirir todas as operaçoes da Cimpor em Portugal caso o negócio seja fechado. Além disso, a Holderbank passaria a controlar algumas fábricas no Brasil, Marrocos, Moçambique e Tunísia. Já a Secil passaria a controlar 60% das operaçoes da Cimpor no exterior, incluindo unidades na Espanha, Egito e maioria das fábricas no Brasil.

A Cimpor controla 60% do mercado português e Secil, o restante. A oferta está sendo vista como um desafio ao governo português, que afirmou nesta semana que manteria "direitos especiais" na Cimpor para garantir que as decisoes permanecessem sob o controle de portugueses. Mas segundo analista, é improvável que a Secil e o Holderbank tenham apresentado a oferta sem que o governo português tenha concordado em vender os 12,7% que controla da Cimpor e retirado a exigência de "direitos especiais".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;