Política Titulo
Legislação de Diadema passa por consolidação
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
12/03/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


A legislação municipal de Diadema vai passar por processo de consolidação. A Câmara está finalizando contratação de empresa terceirizada para analisar leis, artigos, decretos e incisos que tenham a mesma determinação ou se confundam e simplificar o entendimento das regras da cidade.

De acordo com o presidente da Casa, Laércio Soares (PCdoB), cerca de 10 mil leis e decretos serão estudados. Desde que a cidade foi emancipada, em 8 de dezembro de 1959, as leis passaram a ser criadas e, em muitos casos, uma revoga a outra, ou, até mesmo, determina o mesmo conteúdo. Com a consolidação, o entendimento e a pesquisa vão ficar mais fáceis.

"Queremos facilitar a vida do cidadão que precisa de informações na Prefeitura, até mesmo a vida do funcionário. Porque em muitos casos ele precisa definir conclusões sobre processos administrativos", destacou Laércio.

O projeto do comunista é uma "ação administrativa" e não necessitou do crivo dos vereadores. Entretanto, finalizado o resultado do trabalho terá de passar pela aprovação em plenário. "Aí podemos opinar e discutir o estudo feito pela empresa e então aprovar", comentou Laércio. A contratação foi feita por meio de carta convite e não deve ultrapassar R$ 80 mil. O prazo de conclusão é de até seis meses.

 

PIONEIRA

No Grande ABC, a Câmara de Mauá foi pioneira na consolidação da lei municipal. O vereador Paulo Suares (PT) foi quem deu a sugestão. "Fui consultar a legislação para um projeto e me vi perdido. Tive que pedir para funcionários mais antigos lembrarem onde estariam os documentos com as leis", lembrou. O petista pediu abertura de comissão parlamentar para aprofundar o estudo e concretizou a ação.

Hoje, o Legislativo disponibiliza a lei municipal consolidada e completa em seu portal na internet. A consulta pode ser feita de maneira simples e clara, com divisões por setores como Educação, Saúde e Habitação.

"Estamos agora fazendo a discussão da consolidação da Lei Orgânica e do regimento interno, não podíamos perder a oportunidade", disse Suares. A Lei Orgânica é matriz de toda a legislação municipal, funciona como um registro de nascimento. Nenhuma propositura pode ser destoante. As outras cidades da região ainda não iniciaram esse projeto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;