Internacional Titulo
Jornais russos advertem sobre ameaça de um novo Rasputin
Por Do Diário do Grande ABC
01/06/1999 | 10:09
Compartilhar notícia


Um misterioso empresário chamado Roman Abramovich foi apresentado nos últimos dias pelos meios de comunicaçao russos como o novo cérebro do ``cla do Kremlin', com suficiente poder sobre o chefe de Estado, Boris Yeltsin, para influenciar suas decisoes.

Abramovich é o diretor da filial moscovita da empresa petroleira russa Sibneft. Este homem que jamais aparece em público e cujo rosto é desconhecido ocupa esta terça-feira a primeira página de vários jornais russos, que o consideram o ``inspirador' do governo formado esta semana.

A revista Versia promete uma recompensa em dinheiro para quem lhe conseguir uma foto do magnata.

``Roman Abramovich tornou-se uma figura chave entre os assessores de Boris Yeltsin, tendo chegado a deixar em segundo plano o próprio Boris Berezovski', um influente multimilionário, considerado até agora como a eminência parda do Kremlin, afirmou no último domingo a televisao russa NTV, financiada por outro magnata, Vladimir Gusinski, intrigado com Berezovski.

Os meios de comunicaçao vêem facilmente a sombra de Grigori Rasputin - o favorito do czar Nicolau II e sua esposa -, toda vez que os poderes de algumas autoridades lhes parecem pouco claras. De Guennadi Burbulis, ``secretário de Estado' em 1991-92, vinculado a Yeltsin, até o ``sulfuroso' Berezovski nos últimos meses, passando pelo general Korkakov, até 1996, seguido pelo reformista radical Anatoli Chubais.

``Muitas pessoas que foram convidadas nos últimos dias ao Kremlin dizem que praticamente teriam de prestar juramento a Abramovich' para obter uma Pasta ministerial, afirma por sua parte o jornal Izvestia.

Nesta terça, o jornal Vremia assegurou que, segundo o Kremlin, ``nunca nenhum Abramovich teve algo que ver com a formaçao do governo'. Mas era muito tarde e campanha dos meios de comunicaçao denunciando a existência de um novo Rasputin já tinha sido lançada.

O Kremlin conta com Abramovh para ``mobilizar todos os recursos necessários e para que o ganhador das próximas eleiçoes presidenciais garanta a segurança pessoal de Boris Yeltsin e de todos seus colaboradores', afirmou NTV, insinuando que a família de Yeltsin tem medo de ser maltratada pelo próximo governo.

O papel de Roman Abramovich como ``banqueiro da família presidencial' foi evocado publicamente uma só vez, em 1996, por outro ``homem influente' no Kremlin, Alexander Korkakov, que depois foi destituído.

Roman Abramovich deve sua carreira a Boris Berezovski. Inicialmente era um modesto homem de negócios, acusado de ter revendido 25 tanques de combustível de uma unidade militar russa a uma empresa leta em 1992. A investigaçao se perdeu nos trâmites burocráticos dos dois países.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;