Memória Titulo
Subsídios à memória da Medicina do Grande ABC

A foto que abre a coluna hoje é muito significativa. Ela nos traz algumas figuras históricas da área da Saúde de Santo André

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/10/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


A foto que abre a coluna hoje é muito significativa. Ela nos traz algumas figuras históricas da área da Saúde de Santo André. Também é significativa porque mostra instalações médicas de 60 anos atrás, provavelmente de 1948, quando se inaugurou o Centro Cirúrgico do Hospital São Pedro, mantido pela Beneficência Portuguesa de Santo André.

O médico Israel Cirlinas foi quem a localizou, identificando o que foi possível. Aqui estão os doutores Perrone, Oity, Mayerá, Camparilli, Sandreschi e o enfermeiro Enock Gonzáles. Estes são os identificados. Doutor Cirlinas e a coluna gostariam muito de preencher os demais espaços em branco da legenda. Daí o apelo que fazemos aos leitores: ajudem-nos nesta identificação.

Israel Cirlinas é autor do livro MED Coração do ABC, verdadeira enciclopédia que esmiúça a história da Fundação ABC e da Faculdade de Medicina do ABC e que foi lançado em 2007.

Ao lado do doutor Carlos da Silva Lacaz, são fundadores da Sociedade Brasileira de História da Medicina. Cirlinas criou um banco de dados fabuloso com a biografia dos profissionais que fizeram a história da Medicina do Grande ABC, desde o século 19. Um material valiosíssimo que por certo dará origem a vários volumes.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 31 de outubro de 1978

Manchete - Metalúrgicos deflagram greve em São Paulo, Osasco e Guarulhos

Meio Ambiente - Poluição na Billings criticada com ironia: entre os cartazes expostos pelos manifestantes na Festa dos Navegantes de Eldorado, em Diadema, um particularmente ganhou destaque no Diário: "Basta, basta de bosta".

Futebol - Só a matemática dá esperança aos clubes locais na Primeirona. Domingo, no Estádio Bruno Daniel, Santo André 1, Aliança 1; em São Caetano, Saad 0, Esportiva de Guaratinguetá 0.

São Bernardo - Frei Sebastião celebra a primeira missa na capela das Paineiras, do antigo Acampamento do DER.

EM 31 DE OUTUBRO DE...
1968 - DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) prende quatro universitárias do Diretório Acadêmico da Faculdade Municipal de Filosofia, Ciências e Letras: Marilena Nakano e Rosalba Almeida Moledo (ambas de Santo André) e Sabina Muritentang e Ruth Schuster (de São Paulo). Foram detidas quando distribuíam panfletos nos quais explicavam sua posição diante dos últimos acontecimentos no País, que vivia período de exceção.

HOJE
Dia do Saci, Dia das Bruxas, Dia da Dona de Casa, Dia Mundial da Poupança e Dia do Repórter Policial.

SANTOS DO DIA
Afonso de Palma, Antonio de Milão, Foilano e Quintino (mártir).
Afonso de Palma ou Afonso Rodrigues. Religioso espanhol. Foi porteiro no colégio jesuíta de Monte Sion, em Palmas de Mallorca, no Mediterrâneo. Ali era procurado por grande número de pessoas em busca de aconselhamentos. Viveu no século 16.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;