Economia Titulo
Mercado de gás de cozinha vai crescer 3,64% em 2010
Por
08/12/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O mercado brasileiro de GLP (gás liquefeito de petróleo), o gás de cozinha, deve fechar o ano com crescimento de 3,64%, segundo estimativa divulgada ontem pelo Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de GLP).

O crescimento, porém, tem grande influência da baixa base de comparação do ano passado, quando a indústria ainda sentia os efeitos da crise financeira, analisou o presidente da entidade, Sérgio Bandeira de Melo.

O consumo industrial e comercial deve fechar o ano com alta de 10,2%, enquanto as vendas de botijões de 13 quilos subirão apenas 1,1%.

O executivo disse que o crescimento da construção civil também contribui para o aumento das vendas de botijões maiores, uma vez que os novos condomínios estão sendo projetados com abastecimento coletivo de gás de cozinha.

Para o ano que vem, o Sindigás espera aumento de 2,23% nas vendas (alta de 1,3% nos botijões de 13 quilos e de 4,7% nos mercados comercial e residencial).

A entidade pretende também retomar as discussões a respeito de mudanças no modelo de subsídio ao consumo de GLP por famílias de baixa renda, hoje incluído no Bolsa-Família. O Sindigás defende que a parcela destinada ao botijão de gás seja carimbada para a compra do produto.

"Hoje, muita gente usa lenha e gasta o dinheiro do gás em outros produtos", argumentou o presidente da entidade, que calcula que 32,4% da energia consumida em residências brasileiras seja hoje proveniente da lenha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;