Automóveis Titulo
Renault e Volvo anunciam recall
Agência AutoInforme
01/07/2003 | 18:21
Compartilhar notícia


Minutos antes do fechamento da edição desta quarta-feira dois anúncios de recall foram divulgados. Um deles veio da Renault, empresa que está se tornando habittué nesse campo. Desta vez a montadora convoca, em caráter preventivo, proprietários do modelo Clio (foto) para checagem e eventual substituição da balança de suspensão dianteira. Deverão comparecer às concessionárias Renault proprietários de 2.888 veículos produzidos entre 2002 e 2003. Esse é um recall mundial da marca, que envolve cerca de 20.000 veículos.

Apesar de não haver qualquer registro de acidentes, o recall tem como objetivo, eliminar o risco de quebra do componente que, em caso de choque nas rodas dianteiras, pode provocar a perda de controle direcional do veículo. O recall foi convocado após o fornecedor da peça, a empresa ACI (Auto Chassis Internacional), ter alertado a Renault que um dos lotes deste componente, importado da França, estava fora da especificação.

A Renault iniciou em primeiro de julho uma ampla campanha em televisão, rádios e jornais de grande circulação. Além disso, os clientes envolvidos receberão carta registrada convidando-os a comparecer a uma concessionária Renault. A substituição da peça defeituosa, se necessário, é gratuita.

A empresa coloca à disposição o telefone do SAC (0800-555615) e o endereço na internet www.renault.com.br.

Volvo Automóveis Já a Volvo Automóveis está convocando os proprietários para a segunda etapa do recall do engate de reboque, que teve início no ano passado. Naquela ocasião, em virtude da não disponibilidade da nova peça, foi adotada uma solução temporária de fixação do gancho removível, para evitar a soltura do suporte. Agora será feita a troca definitiva de todo o engate. Apesar do recall abranger a substituição de 28.000 engates de reboque em todo o mundo, no Brasil foram comercializadas apenas 7 (sete) unidades da versão G3.0 desse acessório.

Um problema no desenho da peça poderia ocasionar falha mesmo que o gancho estivesse fixado corretamente ao suporte. Não foi registrado nenhum acidente provocado por defeito dessa peça.

A Volvo Automóveis, por meio de anúncios nos meios de comunicação, está convocando os proprietários de veículos nos quais foi instalada essa versão do engate para que verifiquem se as características do acessório de seu veículo correspondem às dos anúncios do recall. A peça que apresenta a falha é facilmente reconhecida por uma alavanca de desacoplamento de cor verde.

Os consumidores poderão ter acesso às informações do recall por meio do site www.volvocars.com.br ou Central de Atendimento Volvo, pelo telefone 0800-411199.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;