Internacional Titulo
Pelo menos 20 morrem em visita de Clinton à Colômbia
Por Do Diário do Grande ABC
31/08/2000 | 00:50
Compartilhar notícia


Pelo menos vinte pessoas morreram na onda de ataques lançada nesta terça por guerrilhas comunistas em nove dos 32 departamentos colombianos, em protesto contra a visita de Clinton.

Bill Clinton, chegou nesta quarta-feira à cidade de Cartagena, no início de sua visita à Colômbia, destinada a reafirmar o apoio dos Estados Unidos à luta anti-drogas e ao processo de paz no país sul-americano, imerso em uma sangrenta guerra civil. As 21h02 local (23h02 Brasília) ele deixou a cidade de Cartagena rumo a Washington. Durante a visita, Clinton manifestou seu apoio ao plano colombiano de combate as drogas, assegurando que nao haverá uma intervençao militar norte-americana na regiao.

Segundo fontes do Exército e da polícia, as duas principais guerrilhas colombianas, além de atacá-los, bombardearam bancos e um importante oleoduto. Os ataques aconteceram longe de Cartagena.

O aviao presidencial Air Force One aterrizou às 10h24 locais (12h24 hora de Brasília), no aeroporto de Cartagena, na costa caribenha a 1.100 ao Norte de Bogotá, onde Clinton era esperado pelo presidente colombiano Andrés Pastrana.

Após a execuçao dos hinos nacionais e a salva de 21 tiros de canhao, os dois presidentes embarcaram nas limousines que os levaram à Sociedade Portuária, onde Clinton condecorou 12 viúvas de vítimas da violência da guerrilha e do narcotráfico.

Em meio à multidao reunida nos dois lados da estrada do aeroporto acenando bandeiras da Colômbia e dos EUA, um grupo de moradores do bairro de Crespo exibia uma faixa, em inglês, dando as boas-vindas ao presidente americano e com um número de telefone para que Clinton ligasse para eles. Queriam convidá-lo a tomar um copo de rum e agradecer a visita, que deve contribuir para a paz na Colômbia, segundo acreditam.

Franco-atiradores das forças militares e policiais se posicionaram em pontos estratégicos enquanto helicópteros especialmente equipados sobrevoavam o aeroporto e a área percorrida pelo presidente americano e sua comitiva.

Cerca de 5 mil homens foram mobilizados para a segurança de Clinton, que visita a Colômbia em meio a uma crescente guerra de guerrilhas financiada pelo dinheiro do narcotráfico.

Na primeira visita à Colômbia em seus dois mandatos na Casa Branca, Clinton chegou acompanhado de sua filha Chelsea e uma numerosa comitiva que incluía a secretária de Estado Madeleine Albright, a fiscal geral Janet Reno e cerca de dez congressistas, liderados pelo Presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Dennis Hastert.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;