Cultura & Lazer Titulo
TV tem boas opções para virar o ano sem mesmice
Por
31/12/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Todo fim de ano é a mesma lenga-lenga. Além da ditadura do mau gosto nas decorações natalinas e a imposição da euforia coletiva, há os tradicionais shows da virada na televisão, com todo mundo vestido de branco, e aquele desfile de música ruim de doer: axé, sertanejo, pagode, rock adolescente e bobagens afins. Para começar bem 2009 é melhor manter distância de Ivete Sangalo e coisas como o encontro de Fresno e Chitãozinho & Xoxoró, que a Globo vai entuchar com o peru e a sidra. TV Cultura e SescTV têm opções um tanto mais agradáveis: um concerto da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) com a Banda Mantiqueira e Monica Salmaso, um especial com Gilberto Gil e outro programa, Sons do Planeta, sobre os bastidores do festival Planeta Terra.

Com a transmissão do Concerto de Réveillon da Osesp ao vivo, direto da Sala São Paulo, às 20h, a TV Cultura estréia seu canal digital de alta definição. O concerto será regido por seu diretor artístico, John Neschling. O programa reúne peças eruditas e populares.

Gilberto Gil é a atração do SescTV, às 23h. O programa Gilberto Gil Especial alterna depoimentos do cantor e da sua banda com trechos de ensaios e do show gravado em março.

No repertório estão clássicos de Bob Marley (Could You Be Loved, No Woman no Cry e Is This Love), grandes êxitos de Gil dos anos 1980 - como Drão, Vamos Fugir, Tempo Rei, Palco e Andar com Fé -, além de canções do novo álbum, Banda Larga Cordel.

Melhor festival de música pop da Capital, pelo segundo ano consecutivo, o Planeta Terra trouxe Kaiser Chiefs, Jesus & Mary Chain, Foals, Spoon e Breeders, entre outras boas atrações internacionais, além dos brasileiros Curumin (Luciano Nakata), Vanguart, Mallu Magalhães e o Brothers of Brazil (Supla e João Suplicy).

Para realizar o minidocumentário Sons do Planeta, que vai ao ar à 0h nesta virada de ano na Cultura, Cunha Junior e Domingas Person entrevistaram fãs e integrantes das bandas e deram um breve perfil de cada atração. A melhor parte do programa é quando mostra as bandas em ação nos palcos, deixando rolar algumas músicas inteiras e trechos de outras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;