Diarinho Titulo Sempre perto
Sempre perto dos vovós
Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
24/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Quem tem a oportunidade de ter por perto a figura de amorosos avô (pai de seus pais) e avó (mãe de seus pais) aproveita o máximo que pode. Ficar em seus lares ou ter algum deles em casa talvez seja garantia de diversão e presentes especiais. A convivência é regada a muito aprendizado, brincadeiras e comidas deliciosas.

Os irmãos Dante e Ísis Agostinho Bezerra, de 6 e 3 anos, respectivamente, sabem bem o que a casa dos avós representa. “Brincamos de cantar, dançar, cozinhar. Mas o que mais gosto é ficar na rede e no balanço”, diz o menino. Para o neto, a avó Márcia Espinossi Agostinho, 58, montou uma caixa personalizada para guardar os cards de Pokémon. “Adoro artesanato e os dois sempre me ajudam a pintar as coisas”, explica a vovó.

Os irmãos moram em São Bernardo e vão diariamente à casa dos avós, em Santo André, após saírem da escola. “A gente chega, almoça, faz a lição e brinca muito”, comenta Dante. Idas ao clube também também estão inclusas na convivência do quarteto.

“Meu avô faz mímicas para eu adivinhar e brinca comigo de escolinha. Eu adoro eles”, declara Ísis, que faz o avô (Nildo da Silva Agostinho, 62) se derreter de orgulho ao cantar e dançar a música Aquarela, ensinada por ele e a mulher. A cozinha também é local para se estar junto. “Eles amam quando faço pão e me ajudam a sovar (amassar) a massa”, diz Nildo.

COSTUMES E DIVERSÃO - A relação divertida e amorosa se repete na casa dos avós Elizabeti, 57, e Reinaldo Fernandes, 61, em Santo André. Os netos Davi, 5, e Francisco Fernandes Barros da Silva, 2, passam a tarde na casa dos parentes. A diversão se mescla com a rotina. Todos os dias depois da escola, a dupla almoça (a comida preferida deles é arroz, feijão, farofa e frango) e segue para um cochilo. “Tem que contar a história dos três porquinhos”, revela Beti, forma como a vovó é chamada na família.

Davi conta que aprende muito com os mais velhos. “Já sei que, para fazer bolo, preciso de ovos e chocolate. Depois misturo todos (os ingredientes).” Mesmo bem pequeno, Francisco sabe exatamente o que lhe faz feliz: “Gosto de brincar de motoca e de bolinha de sabão com o vovô. Ele é engraçado quando fala comigo no telefone.”

Há três anos, a andreense Manuella Freitas Mistieri, 9, vai cedo – por volta das 6h30 – para a casa da avó, Darcy Rodrigues, 73. “Meus pais trabalham cedinho e fico lá. Quando chego, durmo um pouco. Depois acordo, tomo café, faço lição de casa e almoço para ir a escola.” No intervalo das refeições e das tarefas escolares, as duas se divertem indo à Praça Kennedy, no Jardim Bela Vista.

“Minha avó tinha uma passarinha e nos acostumamos a vir pegar sementinhas para ela”, conta Manu, como é carinhosamente chamada. “Gosto de passar as manhãs com minha vó. Ela cria músicas e fica cantando. Adoro tudo o que faz para mim, inclusive meu prato favorito: polenta com frango. Amo muito ela.”

De maneira bem-humorada, livro relata aprendizado com os mais velhos

Escrito por Cacau Vilardo e ilustrado por Alexandre Rampazo, Vôvó (Paulinas Editora, 24 páginas, R$ 29,50, em média) narra as impressões que Nana tem de seus avós, Madá e Zezinho, diante da convivência.

Ela, que carrega o nome de sua avó, Maria Madalena, relata a relação entre eles, que se torna mais forte quando sua irmã mais nova nasce e ela passa a ficar mais tempo na presença dos avós. As idas ao sítio também são marcantes para Nana, que, ao lado dos pais de sua mãe, aprende sobre perdas, amor, medo e decepção.

No Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho. A data celebra o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo na religião cristã.

AVÓS FAMOSOS

HEY ARNOLD! Arnold mora com os divertidos avós paternos, Phil e Gertrude, que sempre chamam a atenção quando aparecem no seriado animado por fazerem várias atividades, como o caratê

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE. Quando encontra o bilhete dourado que lhe dá direito a visitar a fábrica de Willy Wonka, Charlie escolhe o vovô Joe para lhe acompanhar

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO. Dona Benta mora no famoso sítio, conhece muito sobre o universos dos livros e sempre está pronta para cuidar e ajudar os netos Pedrinho e Narizinho




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;