Internacional Titulo
EUA: maior parte da Guarda Republicana foi eliminada
Por Da AFP
06/04/2003 | 12:36
Compartilhar notícia


As forças americanas destruíram a maior parte de seis das oito divisões da Guarda Republicana encarregada da defesa do regime de Saddam Hussein, afirmou este domingo o comandante John Altman, oficial de informação da 1ª brigada da 3ª Divisão de Infantaria, enfatizando que a ofensiva americana reduziu a famosa elite iraquiana em umas três brigadas e um batalhão.

Somente a divisão blindada Hamurabi conta ainda com duas brigadas operacionais, indicou o comandante Altman, precisando que as divisões Medina e Bagdá foram dizimadas, a de Nabucodonosor foi reduzida em grande parte e a de Al Nida foi eliminada, com exceção de um batalhão.

A Guarda Republicana, composta por 60 mil homens, era considerada o núcleo radical das forças armadas iraquianas, com os homens mais bem treinados, equipados e motivados.

A Guarda Republicana também sofreu importantes perdas em 1991. Em 12 anos de sanções internacionais, a guarda jamais conseguiu se reconstituir ou modernizar todo seu material.

Essas unidades só teriam no total 500 peças de artilharia, cerca de 800 tanques e 1,1 mil veículos blindados, segundo a revista britânica especializada Jane's.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;