Cultura & Lazer Titulo
Projeto Guri lança o 1º CD nesta 2ª em SP
Por Do Diário do Grande ABC
14/11/1999 | 15:49
Compartilhar notícia


Nem tudo é desesperança em relaçao à situaçao da criança carente do país. Nesta segunda-feira pela manha, na Fnac (Praça Omaguás, em Pinheiros), será lançado o primeiro CD do Projeto Guri, programa criado em 1995 e que hoje promove o aprendizado musical de 7.200 crianças no Estado. O projeto Guri custa R$ 18 por criança ou adolescente.

A gravaçao do CD Ouviram do Ipiranga teve a participaçao de 360 menores dos pólos Mazzaropi, Indaiatuba e Cubatao (ao todo, sao 25 pólos no Estado). A apresentaçao desta segunda-feira terá como solista o pianista Arthur Moreira Lima. A orquestra e o coral sao do pólo Indaiatuba, que executará os hinos nacionais que estao no CD - o Hino Nacional Brasileiro (com o coral de meninos), o Hino da Independência e o Hino da Proclamaçao da República.

Na gravaçao, os regentes sao Walter Azevedo e Regina Kinjo (Hino Nacional), Samuel Nascimento e Sonia Cardoso Morais (Hino da Independência) e Sérgio Luiz Ribeiro Wisbeck e Fabrício Leonardo Leite ((Hino da Proclamaçao da República). O CD acompanha o livro homônimo do jornalista Marcelo Duarte, com ilustraçoes de Daniel Kondo, que conta para crianças a história dos hinos brasileiros. Todas as gravaçoes foram feitas num só dia, durante apresentaçao dos meninos no Teatro Sao Pedro, nos Campos Elísios, em setembro.

O Projeto Guri é coordenado por Beth Parro, uma contadora que diz ter tomado gosto pelas causas das crianças carentes no tempo em que foi primeira-dama de Osasco (foi casada com o ex-prefeito Humberto Parro). "Nós descobrimos que a música desenvolve a auto-estima das crianças", diz Beth. Ela recruta os meninos do programa entre os projetos assistenciais do Estado. E conta que, após a primeira rebeliao na Febem do Tatuapé, o número de inscritos no projeto cresceu de 300 para 507. "O mais curioso é que nós nao os procuramos: eles é que procuram o Guri", afirma.

O Projeto Guri já é bem conhecido, mas sua extensao ainda é pouco compreendida. Começou timidamente, em 1995, na Oficina Amácio Mazzaropi, no Brás, e hoje mobiliza 6.907 garotos com idade entre 8 e 18 anos, em 27 pólos no Estado. Custa ao todo R$ 100 mil mensais ao Estado, mas, até agosto, nao havia um único empresário investindo no programa, embora ele seja aprovado por lei de renúncia fiscal e possibilite deduçao do investimento no Imposto de Renda (pessoa física também pode investir).

"Muitos encaram como se essa fosse a última oportunidade que têm na vida", conta Beth Parro. Tanto os professores quanto a coordenadora se espantam com pelo menos uma das características do pólo da Febem: os menores (nao sao todos infratores nem egressos da Febem) aprendem com uma facilidade espantosa. "Sao os que aprendem primeiro", diz Beth.

Em nenhum dos pólos é exigido que o postulante ao projeto saiba qualquer coisa de música. "Tenho 35 anos de profissao e posso dizer que esse é um dos trabalhos que mais me dá prazer", diz o maestro Walter Azevedo, que regeu o grupo durante a gravaçao do Hino Nacional. O CD Ouviram do Ipiranga poderá ser adquirido na Fnac e nas principais lojas de discos da cidade e parte da renda vai para a Sociedade Amigos do Projeto Guri.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;