Economia Titulo
Alimentos têm o maior aumento desde de 2008
Por Paula Cabrera
Do Diário Do Grande ABC
02/12/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


A elevação nos custos dos alimentos nos últimos 12 meses fez com que o IPV (Índice de Preços no Varejo) registrasse alta de 3,41% no ano. Na comparação com o mês anterior, a expansão foi de 1,8%, a maior desde junho de 2008. A pesquisa é feita pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Os preços do feijão, da carne e do pão são os principais vilões do bolso do consumidor em 2010. Para a assessora econômica da Fecomercio, Júlia Ximenes, as mudanças climáticas e a estiagem dificultaram a situação para os produtores dos itens e refletiram no preço final. "As pressões que mais modificam o índice geral são localizadas nos produtos alimentícios, suscetíveis aos problemas de safra e climáticos. Trigo e feijão estão bastante pressionados pela estiagem nas regiões produtoras. O preço do pão francês, por exemplo, aumentou 12 vezes neste ano", pontua.

Já o feijão, principal culpado pelas altas, teve variação de 35% neste ano, o dobro da batata, que aparece com a segunda maior oscilação de 2010. "Mas aí também há o problema de clima. Os tubérculos sofrem bastante nessa fase de clima mais seco e temos de ter em mente que a situação não deve melhorar em curto prazo", pontua Júlia.

As carnes vendidas em açougues também registraram forte alta, subindo 4,99% na comparação com setembro. "O açougue é o que tem o maior acumulado. Os preços das carnes já subiram 17,08% em 2010", comenta Júlia. Somente neste mês, as carnes bovinas e suínas ficaram, em média, 4,74% e 4,54% mais caras. O preço das aves teve impulso ainda maior, 6,44%.

 ELETRÔNICOS - Apesar das altas nos produtos alimentícios, a pesquisa aponta que o valor dos eletroeletrônicos está 8,6% menor em comparação ao mês de setembro. Com isso, a assessora argumenta que nem mesmo elevações pontuais nestes produtos por conta da proximidade do Natal deverão prejudicar consumidores. "Mesmo assim eles ainda terão preços mais baixos do que no mesmo período do ano passado."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;