Cultura & Lazer Titulo
IBGE dá uma força na escola
Por Do Diário OnLine
04/03/1999 | 12:00
Compartilhar notícia


A Internet já nao é brincadeira para milhoes de jovens em todo o mundo. No Brasil, a rede mundial de computadores se transformou em ferramenta fundamental no ensino. Consciente de que o computador tornou-se instrumento fundamental de pesquisa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta semana o site IBGE Teen, uma versao totalmente dedicada aos estudantes.

Estao alí, por exemplo, as informaçoes sobre o Censo 2000. Numa seçao especial, é explicado o por quê do levantamento, sua utilidade etc. É possível até se inscrever como recenseador, bastando para isso enviar um e-mail ao Instituto. De quebra, há informaçoes precisiosas sobre a populaçao brasileira. Desde 1872.

Para quem gosta de aprender brincando, a seçao Testando é prato cheio. Na ediçao de estréia, há dois testes: manual de sobrevivência na selva, no qual pode-se conferir o quanto se está preparado para o caso de sofrer uma queda de aviao em plena mata; e você conhece o Brasil?. Ambos sao muito divertidos.

Notícias apresenta informaçoes retiradas dos últimos censos. Nada de tabelas repletas de números difíceis de se entender. Os textos sao simples e cheios de exemplos. Você sabia, por exemplo, que as meninas ficam mais na escola do que os meninos?

Para os trabalhos escolares, o destino certo é Maos na Roda. O próprio site explica: "aqui estao uma série de informaçoes (definiçoes, gráficos e estatísticas) que irao ajudar você a fazer as suas pesquisas. Mais do que isso, elas vao explicar, de uma forma simples, assuntos complicados que, às vezes, fazem você deixar de entender um texto inteiro, e até se desinteressar por temas interessantíssimos!". Para mais informaçoes, há livros selecionados em Biblioteca. Termos mais complicados sao desvendados em Dúvidas.

O IBGE Teen será atualizado freqüentemente, com novos assuntos, testes e dados. Muitas vezes, esta promessa nao é cumprida por organizadores de sites. Se seguir os passos de seu irmao mais velho, o site oficial do IBGE, isso nao deve acontecer. A página do Instituto é, entre as do governo federal, a mais completa e ágil. Por isso, vale adiocionar o endereço em seu bookmark. Vai ser uma mao na roda na escola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;