Setecidades Titulo Estatísticas
Caem roubo e furto de veículos na região

Houve redução de 15,73% e 19,63%, respectivamente, em relação a agosto do ano passado

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
26/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques 24/9/15


O roubo e o furto de veículos tiveram redução em agosto em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública), divulgados ontem, o primeiro crime teve queda de 15,73%, enquanto o segundo diminuiu 19,63%.

Além dessas modalidades, as sete cidades também tiveram redução no número de homicídios, que caiu 33,33%. Os furtos em geral tiveram a maior queda, de 38,03% em relação ao mesmo mês do ano passado (veja tabela completa acima).
Conforme o comandante da PM (Polícia Militar) na região, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, um dos principais fatores para a diminuição dos índices criminais foi a integração entre as forças policiais. “De uns tempos para cá, foi intensificado o contato entre as forças de Segurança. Temos na região uma boa relação com os demais órgãos e, por conta disso, experimentamos uma melhor afinação de planejamento. Tudo isso começou com o clamor popular sobre os roubos envolvendo veículos e hoje vemos que está dando resultado”, disse.

Ele também destacou a atuação policial nos desmanches, onde os carros roubados são cortados e têm suas peças distribuídas. “O crime é uma atividade econômica. Enquanto há equilíbrio entre custos e benefício, é favorável ao criminoso. Atuando nisso fazemos com que a atividade deixe de ser lucrativa”, afirmou.

O delegado assistente da Seccional de Santo André, que também é responsável por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Alexandre Cattani, destacou as operações que vêm sendo realizadas nas cidades pela Polícia Civil mensalmente. Somente na última semana, foram presas 87 pessoas e apreendidos nove adolescentes. Além disso, foi possível a recuperação de 12 veículos roubados e a apreensão de sete quilos de drogas, entre maconha, cocaína, crack e ecstasy.

O único índice que aumentou na região foi o roubo geral, que subiu 7,23% comparado a agosto de 2014. Conforme Cortez, o planejamento está focado nessa prática, principalmente no roubo a transeuntes. “Adotamos a Operação Força Metropolitana para aumentar a presença policial nos locais onde há maior incidência desses crimes. A presença da polícia ajuda cada vez mais a diminuir esse tipo de ação.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;