Economia Titulo
BC da Noruega surpreende maioria e corta taxa básica de juros a 0,75%
Por
24/09/2015 | 06:13
Compartilhar notícia


O Banco Central da Noruega decidiu hoje cortar sua principal taxa de juros em reunião de política monetária, citando os efeitos do petróleo mais barato na perspectiva econômica e inflação do país.

O Norges Bank, como é conhecido o BC norueguês, reduziu a taxa básica de juros de 1% para 0,75% e alertou que poderá ter de cortá-la novamente ao longo do próximo ano.

"O crescimento da economia norueguesa deve continuar fraco por um período mais longo que o projetado anteriormente, devido à queda nos preços do petróleo durante o verão (local)", afirmou o BC em comunicado.

A decisão foi, até certo ponto, uma surpresa. Apenas três de nove analistas pesquisados pelo Wall Street Journal previam um corte de juros. Os demais apostaram na estabilidade da taxa.

Em reação ao anúncio, a coroa norueguesa se enfraqueceu tanto ante o dólar quanto frente ao euro. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;