Internacional Titulo
Egito rechaça acusação de programa nuclear secreto
Por Da AFP
07/11/2004 | 17:18
Compartilhar notícia


O Egito rejeitou neste domingo a acusação de que estaria trabalhando em um programa nuclear secreto e afirmou que, neste sentido, aplica o princípio de transparência, submetendo seus parques nucleares a inspeções regulares. "O programa nuclear egípcio é claro, conhecido e anunciado", declarou à imprensa o porta-voz presidencial, Magued Abdel Fattah.

"Os sítios nucleares no Egito são submetidos à inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)", frisou, lembrando que "fomos submetidos a uma inspeção há um mês e a outra, três meses antes". Para seu programa nuclear, "o Egito aplica o princípio de transparência total e firmamos um protocolo com a AIEA segundo o qual a agência organiza uma inspeção periódica das instalações", acrescentou o porta-voz.

Em sua edição de 2 de novembro passado, o jornal francês Libération denunciou que a Líbia "trabalhava para seus próprios interesses, mas também, secretamente, para os egípcios", referindo-se ao programa nuclear clandestino líbio abandonado em 2003. "O que alguns veículos de comunicação divulgaram é apenas uma tentativa de pressionar os funcionários internacionais para que não prolonguem seu mandato", disse Abdel Fattah.

Na mesma matéria, o Libération afirma que, segundo certas fontes, o diretor da AIEA, o egípcio Mohammed ElBaradei, que é candidato a um terceiro mandato à frente da agência, apesar da oposição de Washington, seria "um elemento-chave na política estratégica egípcia, com a missão de favorecer o Egito na transferência de informações e tecnologias nucleares".

O embaixador do Egito na AIEA julgou, de imediato, como "totalmente infundadas" estas denúncias e desmentiu que ElBaradei pudesse ajudar o Cairo a esconder seu programa nuclear.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;