Política Titulo Santo André
Grana colhe demanda de crianças em escolas

Prefeito de visita unidades na Vila Palmares
e Sacadura Cabral: ‘Processo de integração’

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
26/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
PMSA


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), visitou ontem quatro unidades escolares para colher reivindicações de alunos, professores e pais, dando sequência ao projeto político de inserção mirim na discussão do Orçamento da cidade. O primeiro passo ocorreu em 2013, com o PPA (Plano Plurianual) Criança, teve continuidade com o Orçamento Criança e agora está na fase de conselhos mirins.

O chefe do Executivo esteve na tarde de ontem na Emeief José do Prado Silveira e na creche Maria Delphina Carvalho Neves, no Sacadura Cabral, no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Palmares e na Emeief Professora Sônia Aparecida Marques.

“É um excelente momento para fazer essas visitas, já que há discussão do Plano Municipal de Educação. É processo de integração da criança no debate das políticas públicas da cidade. E elas nos ensinam muito, tem sido aprendizado constante. É uma oportunidade única”, destacou o petista.

Reivindicações dos estudantes foram reforma das áreas de lazer, melhoria na iluminação dos espaços e, no caso da creche, reposição das ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil). “São solicitações que podem ser atendidas ainda neste ano. Vamos levantar e creio que algumas ações serão colocadas em prática até dezembro”, afirmou Grana, que vistoriou os equipamentos ao lado do secretário de Educação, Gilmar Silvério (PT), da equipe da Pasta.

O prefeito disse que o objetivo é fazer visitas semanais para contemplar toda estrutura educacional do município: 31 creches, 51 Emeiefs, cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 Cesas. “Vai ajudar a atingir as metas do Plano Municipal de Educação, que tramita na Câmara”, vislumbrou o chefe do Executivo de Santo André.

CONSELHOS MIRINS
Os conselheiros mirins vão conhecer in loco a atuação de série de departamentos públicos de Santo André, como outra forma de inserir as crianças no dia a dia de uma administração. Na semana que vem, as crianças irão vistoriar o Conselho Tutelar, o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Procon de Santo André. Estão marcadas reuniões também no Consórcio Intermunicipal.

Sem acordo, Plano de Educação é adiado

Por falta de consenso, o PME (Plano Municipal de Educação) de Santo André, que constava ontem na lista de votações da Câmara, foi adiado por uma sessão. Itens polêmicos, já criticados no âmbito nacional, são contestados no texto. Isso porque os termos diversidade e discriminação utilizados pelo governo Carlos Grana (PT) não agradaram boa parte dos vereadores ao avaliarem que a questão de gênero, por exemplo, deve ficar de fora da matéria. Foram protocoladas cinco emendas que suprimem as expressões. Existe expectativa de aprovação da proposta na terça-feira, caso haja modificações requeridas, quando haverá sessão extraordinária.

Os parlamentares farão encontro interno na segunda-feira para tentar chegar a acordo. O vereador oposicionista Ailton Lima (SD) alegou que o projeto deixa alguns pontos sujeitos à interpretação, o que implica em mobilização de setores contrários ao tema. “Temos de restringir esses aspectos. Itens ligados a sexualidade e moral têm de continuar a cargo da família, sem delegar a educação dos nossos filhos ao Estado”. Para Luiz Zacarias (PTB), não há dificuldade em dar aval à proposta, se a administração petista ceder e acatar as mudanças. “Existe necessidade de mexer para o projeto ficar mais claro. Hoje, tem pontos vagos.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;