Política Titulo Querem cadeira no Consórcio
Frente feminina tenta superar crise com criação de comissões temáticas

Vereadoras quase desfizeram bloco, mas insistem em espaço regional

Caio dos Reis
Especial para o Diário
05/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Recém-instituída, a frente parlamentar feminina da região tenta superar a primeira crise interna. Vereadoras ensaiaram romper o grupo com alegação de exposição de apenas algumas componentes, mas marcaram para segunda-feira reunião com objetivo de manter o bloco e minimizar a polêmica.

A ala foi criada pelas dez parlamentares do Grande ABC com intuito de obter assento permanente no Consórcio Intermunicipal. A entidade já rejeitou o pedido, alegando que as Câmaras possuem duas cadeiras no conselho consultivo do colegiado. Mesmo assim, elas mantêm discussão de abertura de espaço na instituição regional.

O encontro de segunda-feira, de acordo com algumas vereadoras, é estabelecer setores temáticos de discussão e estabelecimento de regimento interno. Uma pré-pauta foi montada pelas parlamentares Sandra Regina Vieira (PMDB), de Mauá, Bete Siraque (PT), de Santo André, e Magali Selva Pinto (PSD), de São Caetano. “Montamos esqueleto do documento. Agora vamos levar para conhecimento das outras sete vereadoras e ver o que elas acham”, disse Sandra.

Entre os temas destacados estão Segurança, Saúde e Educação. “Vamos definir as coordenadoras, vice-coordenadoras e secretarias das comissões. Além disso, o período de cada cargo também está na pauta”, afirmou a peemedebista de Mauá.

A vereadora de Ribeirão Pires Cléo Meira (PTN) disse que o grupo tem de se espelhar em um modelo já existente. “Frequento muito Brasília e vejo como as deputadas são unidas lá. A união e amizade delas fazem com elas ganhem respeito, integrem mais grupos. É atmosfera diferente que queremos trazer para o Grande ABC.”

Após o encontro e finalização dos documentos, o próximo passo é se reunir como o presidente do Consórcio Intermunicipal, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB).

Além das quatro parlamentares vão integrar o bloco as vereadoras Ângela de Souza Nunes (PSDB-Rio Grande da Serra), Berê do Posto (PMN-Ribeirão Pires), , Diva do Posto (PR-Ribeirão Pires), , Elian Santana (Pros-Santo André), Cida Ferreira (PMDB-Diadema), Lílian Cabrera (PT-Diadema).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;