Política Titulo São Bernardo
Sem nome conhecido, Marinho antecipará candidato à sucessão

Prefeito de São Bernardo vai escolher entre Luiz Fernando, Tarcisio e Rafael Marques até março também para mascarar crise no Paço

Por Leandro Baldini
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
25/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), vai antecipar a divulgação de seu candidato à sucessão, para, no máximo, fim de março com dois objetivos em mente. O primeiro é desviar foco da crise financeira enfrentada pela atual administração e o segundo é trabalhar o quanto antes o nome escolhido, já que dentre as opções analisadas por Marinho não há figura política conhecida na cidade.

Três petistas estão no páreo, segundo o chefe do Executivo, para liderar o projeto do partido em 2016: o deputado estadual eleito Luiz Fernando Teixeira, o secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques (a sondagem ao sindicalista foi apontada pelo Diário em abril do ano passado).

Marinho confidenciou no secretariado que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) fechou torneiras dos repasses federais para a cidade, e que o Orçamento atual será direcionado para manter obras em vigência. Há também queda na arrecadação, o que resultou, pela primeira vez na história, no atraso ao pagamento do 13º salário e abono aos professores. O anúncio do candidato, avalia o núcleo duro do governo, desviaria o foco na administração.

A crise financeira atingirá diretamente a visibilidade política de Tarcisio. Está sob sua responsabilidade o Drenar, pacote de intervenções antienchente com investimento na ordem de R$ 600 milhões, grande parte oriunda da União.

Mas a principal preocupação é realmente com o pouco conhecimento popular dos candidatos petistas no páreo. A diferença fica acentuada na comparação com os postulantes que estão na oposição, casos do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), o deputado federal eleito Alex Manente (PPS) e o ex-prefeito e deputado federal William Dib (PSDB).

Na eleição de 2014, quando Marinho patrocinou três candidaturas a deputado estadual no PT são-bernardense, Morando obteve mais votos que Luiz Fernando, Ana do Carmo e Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, apesar de todos os petistas terem sido eleitos.

Luiz Fernando conquistou 102.905 votos no total. Mas, em São Bernardo, obteve 37.686 apoios. Foram 200 votos a menos que Ana do Carmo, defensora da candidatura de Tarcisio Secoli. Morando foi lembrado por 103.292 eleitores da cidade. Na corrida por cadeira de deputado federal, Alex levou 88.540 adesões.

Há, porém, resistência no PT local quanto ao plano de Marinho de antecipar o nome do sucessor. Primeiramente porque mostraria fim do governo Marinho um ano e meio antes de seu encerramento oficial. Também porque daria tempo para articulação da oposição em cooptar apoio de siglas hoje aliadas ao PT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;