Nacional Titulo
Mais de 100 presos fogem de cadeia em Curitiba
Por Do Diário do Grande ABC
24/12/1999 | 12:29
Compartilhar notícia


Cento e três presos fugiram nesta sexta-feira, por volta das 5 horas, do 11º Distrito Policial de Curitiba, instalado na Cidade Industrial. Apenas quatro fugitivos foram recapturados, apesar de grande parte dos policiais civis e militares da regiao estar mobilizada na açao. O delegado-chefe do distrito, Moisés Américo de Souza Neto, e três policiais civis que estavam de plantao foram afastados pelo diretor da Polícia Civil, Joao Ricardo Kepes de Noronha.

De acordo com as informaçoes de Noronha, a cadeia estava com 126 presos no momento da fuga, embora a capacidade seja para 40 detentos. Ele conseguiu apurar que os presos utilizaram serras, que chegaram ao local escondidas na alimentaçao levada pelos familiares, para cortar as barras de ferro das celas. Os presos percorreram o corredor e fugiram pela porta dos fundos. Quando os plantonistas perceberam a movimentaçao, conseguiram apenas impedir que a cadeia ficasse completamente vazia. Um dos presos foi recapturado imediatamente, pois quebrou a perna ao pular o muro.

"Muito embora nao se apresente nenhum indício de participaçao de alguém nesta fuga, eu nao posso admitir que fujam mais de 100 presos do distrito durante a madrugada e essa manobra nao seja observada pelo plantao", afirmou Noronha, ao determinar o afastamento do delegado e dos plantonistas. Esta foi a terceira fuga no mesmo distrito, nos dois últimos meses. Por isso, o diretor da Polícia Civil tinha pedido mais atençao do policiamento. "Mesmo assim, apesar dos apelos que fizemos, ocorreu esse incidente".

Noronha entrou em contato com o secretário de estado da Segurança Pública, Cândido Martins de Oliveira, e pretendia falar, ainda nesta sexta, com o Comando da Polícia Militar para cobrar o reforço de policiamento que havia sido combinado. "A guarda da Polícia Militar havia sido ajustada para permanecer junto com a Polícia Civil nesses distritos onde há superpopulaçao de presos, e nao estava no local", reclamou. "Vamos pedir ao Comando da PM que apure a razao de os policiais nao estarem lá".

O diretor da Polícia Civil disse que a falta de policiais para a missao de cuidar de presos nos distritos é uma realidade. "Nós temos de reavaliar essa situaçao", afirmou. No entanto, há expectativa de que até meados do próximo ano esteja terminada a construçao do novo presídio, em Piraquara, na Regiao Metropolitana de Curitiba, param transferência de todos os presos condenados que ainda permanecem nos distritos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;