Setecidades Titulo
Alunos da Uni-A fazem protesto e fecham trânsito em Sto.André
Por Tatiane Moreno
Especial para o Diário
25/11/2004 | 09:24
Compartilhar notícia


Um protesto organizado por alunos do Centro Universitário Uni-A na manhã desta quarta deixou o trânsito lento na rua Senador Fláquer, no Centro de Santo André. Os manifestantes se concentraram em frente à universidade. Durante cerca de uma hora, os veículos que precisavam passar pelo local tiveram que desviar pela rua Abílio Soares. Por volta das 9h30, a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito foram chamados para conter a manifestação. O trânsito foi normalizado por volta das 10h.

A manifestação começou por volta das 9h e atraiu dezenas de alunos insatisfeitos com o valor das mensalidades. Sentados no meio da rua e com cartazes nas mãos, eles tentavam chamar a atenção da reitoria para o problema.

Os alunos, a maioria do curso de Enfermagem, reclamam do reajuste aplicado, que elevou as mensalidades de R$ 565 para R$ 625. Segundo a estudante Fabiana Kerpen, 24 anos, a reitoria da Uni-A já foi procurada pelo grupo, mas teria ignorado a reclamação. "No contrato diz que o aumento não pode ser superior a 6% ao ano. Mas se reclamamos, dizem que aqueles que não têm dinheiro devem sair do curso", conta.

Os estudantes dizem que quando foi aberto o curso de Enfermagem, em 2001, os descontos chegavam a 30% para funcionários de empresas associadas. Atualmente, tais descontos não ultrapassam 10%. "Querem dar um aumento enorme para um curso que ainda nem é reconhecido", afirma Adia Bonfim, 31 anos.

O diretor de cursos da Uni-A, Jaime Guedes, disse que o aumento é de 10% e que os descontos continuam valendo. "O valor está dentro dos parâmetros de correção que mantém a qualidade dos cursos." Ainda segundo Guedes, o curso de enfermagem está em processo normal de regularização, o que deve ocorrer até o próximo ano. "Está dentro do prazo, já que a primeira turma se forma em 2005", disse.

Segundo informações do Procon, a aplicação do índice de 10% é permitida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;