Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Uma resposta à altura do Grande ABC
Do Diário do Grande ABC
19/07/2019 | 11:20
Compartilhar notícia


Por décadas o Grande ABC clamou por modal viário que fizesse a ligação até a Capital de forma eficiente e confortável. Um transporte que atendesse nossa gente boa, humilde e trabalhadora. A resposta chegou. E chegou como a população da região merece. Com pacote de mobilidade urbana, apresentado pelo governador João Doria, que mostra o olhar especial e atento do Estado com a nossa região. O Grande ABC voltará a ser prioridade para São Paulo.

Em nossa campanha, nas andanças pelos setes municípios, defendi abertamente a necessidade de discutirmos uma solução definitiva para a ligação com transporte público coletivo que levasse nosso povo até São Paulo.

Pontuei, inúmeras vezes, que o BRT poderia ser opção viável, devido ao custo-benefício, sendo mais barato e mais rápido de implantar. Usei como exemplo, para ilustrar que nos atenderia de maneira igual ao monotrilho, o BRT de Curitiba, região com quantidade populacional muito similar à nossa.

A escolha do governador Doria, baseada em estudo técnico, é grande acerto e reforça tudo aquilo que dissemos durante a campanha. Não há dúvida de que a nossa gente será finalmente contemplada.

Por si só, essa definição já era belíssima resposta para um anseio da sociedade e a classe política desde os anos 70. Mas o governo do Estado foi além e contemplou o Grande ABC com nova linha de Metrô, que sairá de São Bernardo com destino à Lapa. e a modernização da Linha 10-Turquesa.

Essa última ação representa expressivo avanço. Os usuários da Linha 10-Turquesa passarão a realizar suas viagens em trens mais modernos, velozes, com o dobro de portas e ar-condicionado. É mais uma pauta que discuti na campanha e vejo sua concretização com extrema alegria, já que a Linha 10 é vital para nossa região. Sua revitalização transformará esse importante modal viário em um metrô de superfície, gerando mais conforto ao munícipe. 

Em uma só tacada, o governo do Estado, com muita eficiência, trouxe respostas concretas para as principais demandas da população que reside no Grande ABC. São medidas que trazem mais qualidade de vida aos munícipes e brindam a região com o que há de mais moderno e eficiente na área da mobilidade urbana.

É motivador ver que as nossas sugestões foram atendidas pelo governador. No entanto, é ainda mais recompensador ver que é a região que ganha muito com esse pacote. Os desafios de mobilidade urbana ainda não foram superados. Eles continuam na mesa e nós continuamos exigindo a dedicação de todos os gestores públicos. Mas é notório que um novo capítulo começa a ser escrito. Um capítulo no qual o Grande ABC é mais próspero para todos.

Thiago Auricchio é deputado estadual.

Banco Santander

Na condição de cliente do Banco Santander, agência Fundação, registro minha admiração e respeito aos funcionários ligados à gerência, que gentilmente se dedicam com empenho a esclarecer e ajudar em minhas dúvidas. O que já não posso dizer da diretoria geral desta agência, que, desorganizadamente e sem ética administrativa, não tem capacidade de manter secretária à altura para tratar assuntos bancários direto com os clientes via fone. O banco insiste, de maneira insuportável, na ridícula secretária eletrônica, com opções que ficam limitadas apenas aos interesses da agência, deixando o cliente com cara de otário. Assim, não recomendo a ninguém manter ou adquirir qualquer vínculo com este banco.

Edson Campelo

Santo André

Feira muda de lugar

Os feirantes da Rua Humberto de Campos, em frente à empresa da família Vidoski, em São Caetano, foram colocados no fim da mesma rua por obra dos donos da fábica. Não acho que uma feira pode atrapalhar a indústria. Espero que os comerciantes do bairro São José façam um abaixo-assinado e mandem para a Prefeitura para que a feira volte para o mesmo lugar onde estava.

Fernando Zucatelli

São Caetano

Pacote de mobilidade

nfelizmente, este governador oportunista quer nos impor mais um corredor de ônibus na já caótica malha viária de São Bernardo e São Caetano. Mas os ilustres prefeitos das duas cidades aceitaram esta calamitosa imposição do senhor João Doria. Basta olhar o mapa divulgado para verificar que da Vila Vivaldi, em São Bernardo, até a divisa de São Caetano com São Paulo são muitas as áreas onde ocorrem alagamentos a cada chuva forte. Senhor Orlando Morando, faça uma consulta à população de São Bernardo para ver se queremos mais um corredor de ônibus. Não queremos, como o Diário mostrou desde que o governador informou que iria trocar o monotrilho pelo BRT. Assim, sugiro até mesmo que se entre com um processo para embargar essa obra maldosa imposta pelo governador oportunista. Também peço a este conceituado jornal para continuar na luta pela implantação do Metrô.

Copiniano De Souza

São Bernardo

Palmeiras

Meu primo e eu somos palmeirenses fanáticos e entendemos que o Internacional classificou-se merecidamente porque jogou a partida do começo ao fim com muita garra, o que poderia ter acontecido no tempo normal de jogo, pois não houve pênalti em Felipe Melo, apesar de ser o melhor jogo em campo pelo Palmeiras (Esportes, ontem). Não quero ser exigente demais com o time, que não vem jogando nada há muito tempo, e gol ou cobrança de pênalti espírita não acontece toda hora. Tenho respeito pelo Felipão, pois conseguiu dar muitas alegrias e títulos ao Palmeiras. Todavia, já perdemos quatro mata-matas e reconheço que, apesar do plantel que temos, não podemos ganhar todas as partidas ou títulos, mas devemos ter raça, o que não aconteceu contra o Inter, quando o time foi covarde. Agora o sr. Felipão fica com muito mimimi e não escala o time direito, responde de forma irônica e mal-educada para a imprensa, como se fosse o dono da verdade, quando a mesma está em seu papel, que é o de informar os torcedores. Senhor Felipão, quem paga os ingressos sãos os torcedores, que esperam que o time jogue bem, o que não acontece desde antes da parada para a Copa América. Acorda, Palmeiras.

José Carlos Belotto

Santo André

Previdência

Sabendo tudo que se sabe hoje acerca do buraco negro no qual se encontra a Previdência, até o menos informado cidadão já concluiu que a reforma é urgente e inadiável. É inaceitável e impossível acreditar que esses deputados que votam contrariamente não tenham chegado à mesma conclusão. E para nunca esquecer, é bom anotar os nomes, digamos, dos traidores da pátria. Só para dizer o mínimo.

Maria Elisa Santos

Capital

As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.