Cultura & Lazer Titulo GLBT
Mês da diversidade

Como aquecimento da 4ª Parada do Orgulho GLBT do Grande ABC, Santo André celebra o Mês da Diversidade

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
06/09/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Como aquecimento da 4ª Parada do Orgulho GLBT do Grande ABC, no dia 28, Santo André celebra o Mês da Diversidade, com agenda cultural especial que dialoga com as temáticas propostas pelo movimento na região, representado pela ONG ABCD'S (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual).

Filmes, shows e seminários na Casa da Palavra celebram a diversidade sexual este mês. Tudo com entrada franca. A estimativa de público para a parada deste ano é otimista: 150 mil pessoas - em 2007, foram 35 mil. "As pessoas devem vir atraídas por artistas", diz o presidente da ONG, Marcelo Gil.

Este ano a parceria entre poder público e a ONG se estreitou um pouco mais, diz o diretor de Cultura, Marco Moretto Neto. "Procuramos sempre discutir a diversidade dentro da programação cultural, seja de cores, seja de estilos. E aproveitamos o evento para levantar títulos e atrações que trabalhassem a temática", afirma.

O Cineclube, nas noites de sábado no Auditório Heleni Guariba, abre hoje com o elogiado Antes do Anoitecer, cinebiografia do poeta cubano Reinaldo Arenas (1943-1990), perseguido pelo regime comunista por ser homossexual.

No elenco estão Javier Bardem, no papel principal, e Johnny Depp. A clássica comédia Quanto Mais Quente Melhor, na qual Jack Lemon e Tony Curtis se travestem para fugir de mafiosos, o sensível Transamérica, em que Felicity Huffman interpreta um transexual recém-operado e o canadense Quando a Noite Cai, drama de professora que se apaixona por uma artista circense, estão na programação. "São filmes que não isolam, mas discutem a família e a questão do jovem GLBT", diz Gil.

A cantora Tata Alves, da região, se apresenta no dia 24, às 20h, como parte das Quartas Musicais. No dia 26, Fernanda Porto toca na Concha Acústica. "Ela é uma artista que tem a preocupação de conversar com esse público, embora sua obra não tenha isso de maneira muito explícita", diz Moretto.

A Casa da Palavra sediará seminários e programação musical coordenada pela ABCD'S às terças e sextas, sempre às 19h. No local também ocorrerá a Feira da Diversidade Sexual, realizada paralelamente à parada no dia 28, para a venda de artigos e a final do campeonato de drag queens, entre outras atrações.


Destaques

MÊS DA DIVERSIDADE

CINEMA

CINECLUBE - CICLO
DIVERSIDADE
Todos os sábados de setembro, às 19h
No Auditório Heleni Guariba (Teatro Municipal)
Hoje: Antes do Anoitecer (Before Night Falls, EUA, 2000). - Dir.: Julian Schnabel. Com Javier Bardem, Johnny Depp. Olivier Martinez.
Dia 13: Quanto Mais Quente Melhor (Some Like it Hot, EUA, 1959) - Dir.: Billy Wilder. Com Jack Lemon, Tony Curtis, Marilyn Monroe.
Dia 20: Transamérica (Transamerica, EUA, 2005) - Dir.: Duncan Tucker. Com Felicity Huffman, Kevin Zegers, Fionnula Flanagan.
Dia 27: Quando a Noite Cai (When Night Is Falling, Canadá, 1995) - Dir.: Patricia Rozema. Com Pascale Bussières, Rachael Crawford, Henry Czerny.

MÚSICA

TATA ALVES
Dia 24, às 20h
No saguão do Teatro Municipal, dentro da programação das Quartas Musicais

FERNANDA PORTO
Dia 26, às 20h
Na Concha Acústica (praça do Carmo, s/nº)


CAFÉ DIVERSIDADE
Todas as terças de setembro, às 19h
Na Casa da Palavra (praça do Carmo, 171. Tel.: 4992-7218)
Dia 9: Novos Modelos de Família - Homoparentalidade.
Dia 16: Drogas - Como prevenir o consumo prejudicial de substâncias psicoativas
Dia 23: Educando pela diversidade sexual na luta contra a homofobia


FEIRA DA DIVERSIDADE
SEXUAL

Dia 28, às 12h
Na Casa da Palavra
Com o DJ David Bianchini e as madrinhas da Parada de 2008, Stafany Stryped e Deborah Moreno.
4ª PARADA DO ORGULHO GLBT DO GRANDE ABC
Dia 28, a partir das 12h.
Concentração na entrada do Parque Prefeito Celso Daniel da avenida Industrial (altura do nº 600)


ESPECIAIS

População negra GLBT
Dia 12, às 19h
Na Casa da Palavra
Especial de discussão contra o racismo e a homofobia por meio da música.

Momento Reflexão GLBT
Dia 19, às 19h
Na Casa da Palavra
Especial canto lírico, com apresentação de Junior Benício.

SITE:
www.paradaabcsp.org.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;