Memória Titulo Memória
Para lembrar o historiador Pedro Taques

Há 100 anos o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo...

Por Ademir Medici
26/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 100 anos o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo realizava sessão magna em comemoração ao segundo centenário de nascimento do historiador Pedro Taques de Almeida Paes Leme (São Paulo 1714 – 1777). Duas placas de bronze comemorativas à data foram colocadas: uma no começo da Rua Pedro Taques, no Centro da Capital, e outra na sede do instituto.

Localizamos uma das placas, na sede do instituto, à Rua Benjamim Constant; já a da Rua Pedro Taques, esquina com a Rua da Consolação, defronte ao cemitério, desapareceu.

Pedro Taques, que é também nome de importante rodovia do Litoral, foi historiador e militar. Era sobrinho-neto do bandeirante Fernão Dias Paes Leme, doador de terras, em São Caetano, aos beneditinos, e tetraneto de Brás Cubas, fundador de Santos.

Da sua obra, são destaques: Nobiliarquia Paulistana Histórica e Genealógica (em três volumes) e História da Capitania de São Vicente, este com um esboço biográfico seu por Affonso d’Escragnolle Taunay, que escreve: “Resta-nos, graças a Pedro Taques, um pouco da alma dos conquistadores do Brasil central.”

Há 100 anos tudo era lembrança em torno de Pedro Taques. Na colocação da placa em sua homenagem no Centro paulistano houve o discurso do historiador Eugênio Egas, cuja obra refere-se também à história do Grande ABC; na sede do instituto, o orador oficial foi Taunay, cuja conferência, na íntegra, foi publicada em O Estado de S.Paulo.

“Estabelecido o primeiro núcleo colonial em São Vicente, a curiosidade dos homens não se satisfez com o conhecimento do Litoral. Era preciso conquistar o sertão. A Serra de Paranapiacaba foi transposta e descobriram-se os campos de Piratininga”, discursou Taunay.

Afirma o historiador: “Foi Pedro Taques quem disse à posteridade os nomes, os feitos e a glória dos bandeirantes.”

100 anos depois...

Permanece, garbosa, a placa descerrada em 20-7-1914 no Instituto Histórico e Geográfico. O Instituto foi constituído em 1-11-1894.Dele fizeram parte nomes importantes do Grande ABC, como Octaviano Gaiarsa. Sua atual presidente é a Dra. Nelly Martins Ferreira Candeias, que autorizou a fotografia da placa centenária, feita pela funcionária Patrícia.

Já o Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo ocupa o prédio do antigo Cine Lido, na Avenida São João. Sua equipe técnica realiza inventário dos bens públicos, constatando a perda irreparável ao longo das décadas de bens preciosos como a placa em homenagem aos 200 anos de Pedro Taques. É o progresso paulistano passando por cima da nossa História.

Nas ondas do rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música instrumental de diversos gêneros, fotografias, notícias no tempo. Aos domingos, Viagem no tempo especial, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h. Destaques da edição: Tim Maia, Primavera; Deni e Dino, Coruja; Sérgio Endrigo, Ana Maria; Ronnnie Cord, Biquini de Bolinha Amarelinha.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. O Brasil foi o único país da América Latina a enviar soldados à Europa durante a segunda guerra; conheça a história da FEB (Força Expedicionária Brasileira); a população está envelhecendo e o Dia dos Avós ganha mais atenção; segundo capítulo da série sobre os 100 anos da Sociedade Esportiva Palmeiras. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Programa ao vivo, sempre com dirigentes que se dedicam a obras assistenciais e sociais no Grande ABC. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Reprise de Caricaturas, um programa que foi levado ao ar entre 1947 e 1949 pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. São homenageados hoje os músicos Pixinguinha e Ernesto dos Santos (o Donga). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 26 de julho de 1984 – ano 27, nº 5580

Manchete – São Bernardo joga clandestinamente lixo no Alvarenga

Estradas – Engavetamento e neblina interditam rodovias.

Futebol – Ontem, no Estádio Bruno Daniel, pelo Campeonato Paulista: Santo André 1, XV de Piracicaba 1.

News Seller há 50 anos

Domingo, 26 de julho de 1964 – ano 7, nº 324

Manchete – Grandes solenidades na inauguração, hoje, do Estádio Municipal Lauro Gomes, em São Caetano

Na verdade, era entregue, reformado, o antigo Estádio Anacleto Campanella, que voltaria a ter esse nome nos dias atuais.

Em 26 de julho de...

1924 – Revolução em São Paulo. Manchete do Estadão: o Fórum criminal em chamas na Rua do Riachuelo.

Ontem, 20º dia do movimento revolucionário, a fuzilaria prolongou-se durante todo o dia, sendo intensa à hora em que escrevemos estas notas.

Incêndios sucedem-se de maneira assustadora. Os bairros do Brás e da Mooca, as nossas duas grandes oficinas de trabalho fabril, são diariamente teatro não só de lutas sangrentas como de desastres e prejuízos impressionantes.

1969 – Dr. Gabriel Nicolau, líder autonomista de São Bernardo, morre aos 63 anos. Era diretor do Hospital São Bernardo.

1974 – Prefeitos e autoridades médicas reúnem-se em São Caetano e tomam medidas urgentes contra a meningite.

– Rio Grande da Serra ganha a sua primeira agência bancária: Banco Mercantil de São Paulo.

Santos do dia

- Santa Ana e São Joaquim: avós de Cristo. A princípio, apenas Santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente, em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também São Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.

- Pastor

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Areias e Sumaré.

Padroeira

Feriado em louvor a Santa Ana nas cidades de Botucatu, Itapeva, Mogi das Cruzes, Pedreira, Santana de Parnaíba, Sumaré, Vargem Grande do Sul e Vinhedo.

Hoje

Dia dos Avós e Bisavós. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;