Cultura & Lazer Titulo Dança
Cia de Diadema é convidada para se apresentar em Paris

Tradicional grupo da região irá trocar ideias
e mostrar seu talento no festival Les Berges

Luís Felipe Soares
01/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de Dados


Os estudos artísticos da Companhia de Danças de Diadema prometem ser ampliados nesta semana. O tradicional grupo do Grande ABC irá trocar ideias e mostrar seu talento como uma das atrações do festival Les Berges, na França. As apresentações serão no fim de semana, quando subirão ao palco montado às margens do Rio Sena, em Paris.

É a primeira vez que os dançarinos são convidados a participar do evento que marca sua estreia na Europa após montagens realizadas no México e Peru. A viagem está agendada para amanhã, e, o retorno, para o dia 9. “Foi tudo meio em cima da hora, mas estamos prontos para esse tipo de desafio. Vamos para um verdadeiro berço cultural e esperamos colher muitos frutos com as trocas de experiências que iremos vivenciar”, diz a diretora Ana Bottosso, que comandará grupo de 11 pessoas durante a jornada.

A participação no evento ocorre dentro do projeto Oi Brazil, destinado a homenagear a cultura brasileira. O festival (www.lesberges.paris.fr) reúne artistas de diversas vertentes, com espaço para a música da cantora Karina Buhr e rodas de capoeira comandadas por uma associação francesa. Segundo Ana, todos desejam aproveitar esse estilo eclético da festa para estarem diante do maior público possível.

O calendário da Companhia de Danças de Diadema conta com apresentações de diferentes obras de seu repertório. No sábado, eles retomam as ações de La Vie en Rose???, assinado pelo casal Denise Namura e Michael Bugdahn em 2009. O elenco tenta representar as angústias e dramas dos imigrantes por meio de série de coreografias. A brincadeira com o nome de uma famosa canção do repertório de Edith Piaf para o título da dança foi um dos pontos que chamaram a atenção dos realizadores do Les Berges.

Para o domingo, os bailarinos colocam seu figurino para subir ao palco o espetáculo Crendices... Quem Disse?, concebido por Ana Bottosso em 2007. As movimentações em cena buscam traduzir o apego às crenças populares no nosso cotidiano. Parte da inspiração para a história veio das obras do escritor paraibano Ariano Suassuna, autor de textos como Auto da Compadecida e Romance D’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai e Volta. O trio musical Pedra Branca será responsável pela trilha sonora ao vivo de Crendices. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;