Política Titulo Regularização
Cartórios eleitorais fazem plantão no feriado

Locais funcionarão com horário estendido entre amanhã e domingo; prazo encerra dia 7

Por Júnior Carvalho
Especial para o Diário
30/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem ainda não tirou o título de eleitor ou quer regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral poderá aproveitar o feriado de amanhã, Dia do Trabalho, e o fim de semana inteiro. Os cartórios eleitorais de todo o Estado de São Paulo funcionarão em esquema de plantão entre amanhã e domingo para agilizar o cadastramento com vistas à eleição de 2014. O prazo para o alistamento eleitoral vence no dia 7.


 

Com a mudança, as unidades estarão de portas abertas das 9h às 18h. “Esse chamamento serve para aqueles que desejam tanto emitir um título pela primeira vez quanto regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral ou atualizar os dados cadastrais”, ressaltou a chefe da 156ª Zona Eleitoral de Santo André, Silvana Gorete Soares de Oliveira.


 

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Aqueles que completarem 16 anos até o dia 5 de outubro – data do primeiro turno – podem votar no pleito deste ano, desde que solicite seu título até 7 de maio.


 

Em casos de emissão do primeiro título, a Justiça Eleitoral indica que o cidadão procure o cartório que atenda o seu domicílio. “É importante escolher uma unidade que esteja responsável por determinada região, pois o futuro eleitor terá prioridade no atendimento”, destacou Silvana.


 

A fim de agilizar o atendimento e evitar filas nos cartórios, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibilizou na internet um sistema para agendamento dos serviço. Intitulada como Título Net (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net), a ferramenta permite que o cidadão antecipe seus dados pessoais na web e se dirija ao cartório apenas para retirar o título.


 

“É importante ressaltar que o sistema não emite o número do título no ato. O cadastro definitivo é feito presencialmente”, explicou Silvana. A lista de cartórios eleitorais também está disponível no portal do TSE.


 

BIOMETRIA

Neste ano, a Justiça Eleitoral aderiu ao sistema biométrico (impressões digitais) para garantir mais segurança no processo eleitoral. A teconologia, no entanto, não é obrigatória na Capital e Grande São Paulo, embora São Bernardo já realize de forma facultativa o cadastramento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;