Política Titulo Novo aliado
Luiz Marinho nomeia secretário de Finanças multado em Fortaleza

Durante governo na Capital do Ceará, Alexandre Cialdini firmou contratos sem licitação

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
28/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), anunciou ontem o economista Alexandre Sobreira Cialdini, 49 anos, como novo secretário de Finanças. Cialdini foi titular de Finanças de Fortaleza, no Ceará, até o ano passado, e sua gestão foi condenada pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) por contratos firmados sem licitação.

Cialdini foi multado pelo TCM de Fortaleza em R$ 27.666 por fechar convênios sem licitação em 2007. A instituição enquadrou o caso como improbidade administrativa com ato doloso (quando há intenção em cometer o crime).

Em sua defesa, o novo titular de Finanças de São Bernardo alegou que as parcerias acertadas em Fortaleza foram com instituições sem fins lucrativos e que não causaram dano ao erário. A punição, entretanto, foi mantida.

Alexandre Cialdini foi secretário de Finanças da ex-prefeita fortalezense Luizianne Lins (PT), mas não continuou na prefeitura local com a posse do também petista Elmado Elmano de Freitas da Costa.

Neste ano, foi indicado ao cargo comissionado de secretário de Finanças do Tribunal de Justiça do Ceará e se desligou da vaga no fim de agosto.

Cialdini substitui Jorge Alano Silveira Garagorry, que pediu exoneração da Prefeitura de São Bernardo em agosto, alegando querer seguir carreira acadêmica. Desde então a cadeira era ocupada interinamente por Paulo Almeida, que retorna à função de secretário adjunto.

Embora a justificativa pessoal, Jorge Alano ficou na administração petista sempre com olhar de desconfiança porque, em 2005, foi um dos intelectuais a defender investigação rígida do escândalo do Mensalão ainda durante governo de Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho político de Marinho. O documento sugeria, inclusive, processo de impeachment do ex-presidente, que não foi arrolado como réu no julgamento do caso no STF (Supremo Tribunal Federal).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;