Palavra do Leitor Titulo
Acisa exige maior respeito aos cidadãos

Sempre aprendi que a ética é imperativa e que os valores devem ser nossa bússola...

Por Dgabc
03/06/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Sempre aprendi que a ética é imperativa e que os valores devem ser nossa bússola, tanto na vida pessoal, social como profissional. Por isso, fiquei muito surpreso ao tomar conhecimento que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), criada para investigar o suposto esquema de venda de licenças ambientais no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foi encerrada sem muitas explicações. É claro que todos somos inocentes, desde que seja provado o contrário. Mas, quando existem denúncias sobre suposto esquema de extorsão e as denúncias não são verificadas e investigadas a exaustão, fica uma dúvida sobre a veracidade de tal documento.

Como presidente da Acisa, uma das mais tradicionais associações comerciais do Estado de São Paulo e representante do empresariado de Santo André, solicito que seja realizada melhor apuração dos fatos. Não estou fundamentando este pedido em acusações levianas, mas quando existem denúncias e estas se tornam públicas, todos os cidadãos - eleitores ou não - merecemo uma explicação.

É lamentável que diante de importantes declarações e confissões sobre o esquema montado na autarquia, os aliados políticos do prefeito Aidan Ravin tenham atendido apelo feito logo após o início das investigações para que tudo terminasse num alegre e descontraído clima de pizzaria. Ainda tenho esperanças sobre mudança radical nesse processo, haja vista que a investigação continua na Polícia Civil e Ministério Público, duas instituições que merecem grande respeito da população, além da manifestação de alguns vereadores da oposição.

As eleições estão chegando e são esses fatos, denúncias e declarações de políticos os quais os eleitores precisam lembrar-se na hora de dar o seu voto. Todos os representantes de cargos eletivos - municipal, estadual e federal - devem legislar não em causa própria, mas sim em nome da sociedade. Afinal, eles foram eleitos para representar e defender os direitos do cidadão brasileiro.

Santo André é uma das maiores cidades do Estado de São Paulo em poder econômico e populacional e não pode ter sua imagem denegrida por alguns políticos que não respeitam a inteligência de seus cidadãos. Precisamos trabalhar para o desenvolvimento local e transformar o Grande ABC em um polo de pujança econômica e não de escândalos.

Evenson Robles Dotto é presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

Palavra do Leitor

Praça da Matriz

Além da revitalização da Praça da Matriz de São Bernardo, espero que se proíba o estacionamento nas ruas ao seu entorno. A Prefeitura resolveu aumentar a calçada ao redor da matriz e consequentemente diminuiu as ruas ao redor. Se nada for feito, a cidade travadinha vai ficar pior ainda.

Walmir Ciosani

São Bernardo

Trânsito

Para quê serve o Departamento de Trânsito de Santo André? Está um caos total: trânsito à deriva, no piloto automático. Quanto a Prefeitura gasta mensalmente com esse departamento? Nunca vi uma viatura ou marronzinho orientando o tráfego de veículos. Caso eles ficassem em alguns cruzamentos que afunilam, no horário de pico poderiam amenizar um pouco nosso sofrimento. Ah! Já vi, sim! Mas não orientando e sim atrás de árvores ou postes, multando quem passa no amarelo.

Nelson Hanna

Santo André

Bate-boca no STF

Caiu a casa! A cidadã garante acesso à Justiça, mas o ‘barraco' na casa do seu guardião revelou por quem mantém a porta fechada. Quebrou-se o estado de direito, como bem concluiu Eugênio Bucci, ontem no Estadão. Parafraseando Machado de Assis, se político, ao vencido as batatas!

Nevino Antonio Rocco

São Bernardo

Desespero

Talvez por ter sido ultrapassado na última pesquisa eleitoral até pelo pré-candidato a prefeito de São Caetano Antônio Pádua Tortorello, que ainda não tem legenda no partido, o candidato petista Edgar Nóbrega parece que despirocou de vez. Em passeata e à frente de alguns alunos, sendo a maioria crianças do Colégio Yolanda Ascencio, Nóbrega foi à sede da Prefeitura protestar pela falta de professores, mesmo sabendo que tal escola é de âmbito estadual. Foi cena hilariante, para não dizer outra coisa. Que tal maracujina, professor?

Sérgio Dias Nunes

São Caetano

Mensalão

O chefão dos mensaleiros chegou ao fundo do poço, se é que já não estava lá, ao chantagear um ministro do Supremo, ameaçando-o de ‘abrir o bico' no caso de suposta viagem a Berlim, custeada pelo ‘cascateiro' Carlinhos Cachoeira. Espero que, desta vez, ele receba o tratamento que merece, desde que assumiu o cargo mais importante do País. E pensar que ele já recebeu diversos títulos de doutor honoris causa. Já sabia que ele era doutor em diversas causas, principalmente em Mensalão.

Sebastião Oliveira

Santo André

Nova Lions

Além dos meus elogios e parabéns à Prefeitura de São Bernardo pela reforma da Avenida Lions, quero sugerir que se dê o nome de Complexo Viário Salvador Arena a esse sistema viário, por motivos óbvios e justos.

Ervin Moretti

São Bernardo

O cara

O ex-presidente Lula teve a cara de pau de ir à TV e dizer que quem paga plano de saúde desconta no IR, que oposição votou contra a CPMF, e outras coisas. Quando FHC era presidente o PT era contra a CPMF. A Constituição diz que é obrigação do governo a Saúde, Educação e Segurança para todo cidadão brasileiro. Lula, o senhor perdeu grande chance de ficar calado.

Antônio Marcos Costa

Mauá 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;